Jogando em Pirassununga/SP no último sábado, dia 31 de agosto, a equipe de Vôlei Feminino Adaptado 60+ da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto ficou novamente com a quarta colocação em mais uma etapa do Festival de Vôlei Adaptado da APV (Associação Pró-Voleibol), um dos mais importantes campeonatos do Estado de São Paulo.
Após conquistar o vice-campeonato da 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) e ajudar na campanha vitoriosa de Ribeirão Preto, a equipe da “melhor idade” sentiu o ritmo pesado dos jogos e não repetiu o bom desempenho da conquista do vice-campeonato, encerrando a etapa da APV com derrotas para Sertãozinho, Campinas e Piracicaba, por 2 sets 0.
“Esta etapa foi muito desgastante emocionalmente, pois a equipe ainda estava cansada dos Jori e, por isso, sentimos bastante o cansaço físico, fator determinante para essa faixa etária. Tentamos jogar de várias maneiras, até com formações diferentes em quadra para jogarmos de igual para igual contra as melhores equipes do Estado”, disse o auxiliar técnico Fabiano Lopes.
Para a atleta Rita, o time acabou apresentando dificuldades nos jogos, pois precisava ter descansado mais da participação nos Jori. “Não conseguimos fazer nosso melhor, sendo determinante para os resultados, mas por outro lado, o time pode testar outras formações interessantes que quase não dá tempo de fazer e tivemos uma resposta positiva frente a algumas situações em jogo”, falou.
A modalidade é uma adaptação do vôlei tradicional para a população da terceira idade, acima dos 60 anos. Por ser um jogo coletivo e de pouco contato físico entre os participantes, o vôlei adaptado ajuda muito as pessoas que possuem problemas de saúde relacionados à flexibilidade, agilidade e doenças cardiovasculares, oferece poucos riscos de lesão, além de contribuir na sociabilidade de todos os envolvidos.
Muitos atletas que fazem parte das equipes de Vôlei Adaptado da Secretaria de Esportes são selecionados no Programa de Integração Comunitária (PIC).
APV
Fundada em 1996, em Porto Ferreira, a Associação Pró-Voleibol organiza campeonatos de vôlei dando oportunidade a pessoas dos 10 aos 80 anos de idade de praticar a modalidade nas categorias: Pré-mirim, Mirim, Infantil, Infanto-juvenil, Juvenil, Adulto, Máster, Melhor Idade 50+/60+/70+, no masculino e feminino.
Os jogos da Melhor Idade sempre acontecem em forma de festivais, aos finais de semana, com quatro equipes participantes, classificando sempre as duas melhores equipes para as categorias Ouro, Prata e Bronze.
