A vereadora Debora Cabral (PL) solicita ao Executivo medidas a fim de evitar a presença de pombos em todas as escolas de Descalvado a fim de garantir a saúde dos estudantes.

Debora explica que a criptococose, conhecida como “doença do pombo”, pode levar à morte. “É uma doença transmitida pelos pombos. Trata-se de uma infecção causada por fungos que se proliferam, principalmente, nas fezes das aves”.
Quando inalados, prossegue, “os fungos se instalam nos pulmões e de lá migram para o sistema nervoso central e podem, inclusive, ocasionar meningite”.
A parlamentar conta que os sintomas são semelhantes ao de muitas outras doenças, inclusive gripe. “Dentre os sintomas estão dores de cabeça, forte e tonturas. Quando o pulmão é atingido, o indivíduo começa a apresentar tosse, falta de ar, febre e cansaço”, relata.
Debora alerta que “recentemente, começaram a ganhar notoriedade notificações do caso em nossa região, inclusive, com pessoas vindo a óbito. Em várias escolas de nossa cidade é possível constatar a presença de grande quantidade de pombos”.
Para a vereadora, “este cenário é preocupante, uma vez que põe em risco a saúde de nossas crianças e adolescentes, bem como dos funcionários das unidades escolares”.
Estrada da Gruta
Debora reivindica melhorias na Rua Ricardo Brazzaloto, a Estrada da Gruta, dotando-a de mecanismos para captação e escoamento das águas pluviais, que acumulam no local na época das chuvas.
O trecho da Estrada da Gruta, uma das saídas da Perimetral Cezar Martinelli, não é asfaltado, o que levanta muita poeira nos períodos de estiagem, causando desconforto e prejudicando a saúde dos moradores da região. “Mas, no período chuvoso, quem mora ou transita pelo local também sofre, tendo em vista o elevado volume de água que se acumula”, diz.
A vereadora também que pede instalação de lixeiras para a correta separação do lixo reciclável e orgânico, na Estrada da Gruta.