Obra consagra Ignácio Maria Poveda Velasco, procurador geral da USP e ex-diretor da FDRP
Fotos: Alexandre de Azevedo

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP lançou na noite da última quinta-feira (17) a obra “História e Futuro do Direito Brasileiro: estudos em homenagem a Ignácio Maria Poveda Velasco”. Participaram da solenidade o prefeito Duarte Nogueira; a ex-reitora da USP, Suely vilela Sampaio; Mônica Herman Salem Caggiano, diretora da FDRP; Ignácio Maria Poveda Velasco, ex-diretor da FDRP e procurador geral da USP, e Caio Chaves Morau, organizador da homenagem e mestre em Direito Civil pela FDRP.
De acordo com Morau, a obra homenageia o professor “não apenas pelos seus sessenta anos completados em 2019, mas por sua obra de vida e de estudos”. Aluno de graduação da segunda turma da Faculdade de Direito da USP, Morau descreve, na apresentação do livro, o impacto na sua vida acadêmica e profissional das palavras do professor Poveda durante palestra por ocasião da Semana de Recepção a sua turma em 2009. E, ainda, o conjunto de virtudes do homenageado que se tornou exemplo para os alunos debutantes de uma instituição que estava em construção.
“Fiz questão de vir, porque me sinto um pedacinho dos resultados da grande engrenagem que se tornou esta faculdade. Era uma aspiração grande de toda a equipe docente, há mais de dez anos, criar a Faculdade de Direito na USP de Ribeirão Preto. Nosso campus se fortaleceu em todas as vertentes do conhecimento e de origem filosófica”, afirmou o prefeito em seu pronunciamento.
A apresentação traz, ainda, o relato da professora Suely Vilela, reitora da USP de 2005 a 2009, sobre o trabalho árduo do professor Poveda na tarefa de elaborar os projetos acadêmico e arquitetônico para a criação da FDRP, unidade da qual foi vice e diretor pró-tempore. Traz também texto do professor Marco Antônio Zago, reitor de 2014 a 2018, descrevendo o papel relevante do homenageado na eleição de 2013 para reitor da USP e seu caráter sempre em defesa da “primazia da razão e do direito sobre a força e o sectarismo”.
A obra foi produzida com a colaboração de diversos autores e traz estudos acerca do Direito Civil, da Constituição brasileira, Direito internacional e ativismo, entre outros assuntos.

Ignácio Maria Poveda Velasco
Nascido em Valência, na Espanha, Poveda chegou ao Brasil na década de 1970 e cursou Direito na Faculdade de Direito da USP no Largo São Francisco, onde se graduou em 1982. Mestre e doutor pela mesma instituição, também acumulou diversos cargos administrativos, entre eles de diretor da FD do Largo São Francisco e vice-diretor e diretor pró-tempore da FDRP e de Secretário Geral da USP. Atualmente é Procurador Geral e Superintendente de Relações Institucionais da USP, membro do Conselho Superior da FAPESP e do Conselho Universitário da UNICAMP.
Professor titular de História do Direito da Faculdade de Direito da USP (Largo de São Francisco – FDUSP), é líder do Grupo de Pesquisa Direto das Fontes e junto, com o professor Otávio Luiz Rodrigues Júnior da FD, também lidera o Grupo de Pesquisa sobre Direito Civil Contemporâneo. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em História do Direito e Direito Romano, atuando principalmente nos seguintes temas: direito contratual romano, de modo especial a compra e venda; direito processual romano, com destaque para a proteção do devedor; história do direito antigo e medieval, com ênfase no estudo das fontes; história do direito brasileiro, particularmente no que diz respeito ao direito de família, à propriedade territorial e à historiografia jurídica brasileira.
