Patrimônio histórico tombado pelo CONPPAC, prédio de 1911 passou por revitalização e adequação dos espaços
Fotos: Prefeitura/CCS
Mantendo as características arquitetônicas originais, a USF – Unidade de Saúde da Família “Prof. Dr. Alberto Raul Martinez” (Estação do Alto), foi reformada e entregue à população nesta segunda-feira (22).
A unidade de saúde, conhecida como Estação do Alto, antes localizada em um pequeno imóvel na Rua João Delibo, foi transferida para o imóvel ao lado, onde funcionava a antiga EMEI Maria Aparecida de Almeida Paulino.
O prefeito Duarte Nogueira, acompanhado da secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina, participou da solenidade.
“Foi uma série de investimentos e melhoramentos em toda sua estrutura e paisagismo, mas mantendo todo o aspecto histórico porque o imóvel é tombado pelo patrimônio histórico da nossa cidade. Aqui passava a ligação da ferrovia Mogiana para outras regiões pela estrada de ferro. Uma unidade de saúde que atende atualmente, em média, 5.500 pessoas, mas com capacidade em atender até 8 mil pessoas”, disse Nogueira durante a entrega da USF.
História do imóvel
O prédio, patrimônio histórico tombado pelo CONPPAC – Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural, passou por uma revitalização e adequação dos espaços para abrigar a nova USF.
A Estação do Alto, inaugurada em 1911, fazia parte da linha-tronco da Estrada de ferro Mogiana, que ligava Campinas com a cidade de Araguari, passando por Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Uberaba e Uberlândia.
As edificações que passaram por adequações para instalação da unidade de saúde da família ficam ao lado da estação e são originalmente “casas de turma”: residências para funcionários construídas junto às estações ou ao longo da via férrea, em pontos estratégicos, de tal forma que os trabalhadores pudessem se deslocar rapidamente para a execução dos trabalhos de manutenção.
Reforma
A reforma buscou preservar a arquitetura original do imóvel, preservando a história da cidade, e oferecer um ambiente moderno, funcional e acessível para atender às necessidades de saúde da comunidade.
Foram realizados diversos serviços ao longo desse processo, entre eles a restauração das portas e janelas e a troca do forro, telhado e vidros, preservando as características originais.
Necessárias também adequações dos espaços para atender o programa de necessidades de uma USF, como a criação de novos consultórios, sala de odontologia, de urgência, sempre em atenção às normativas vigentes.
Também foi feita a instalação de concertina em toda a área, a execução de um paisagismo harmonioso, a substituição de todo o piso e revestimento e restauração da parte elétrica, garantindo o pleno funcionamento da unidade.
Foram construídos também banheiros acessíveis, a instalação de rampas com corrimão e guarda-corpo, além da remoção de desníveis nas rotas de acesso.
Essas medidas foram fundamentais para garantir a acessibilidade universal e hoje a unidade se apresenta como um espaço renovado e adequado às necessidades da comunidade
“A preservação do patrimônio histórico, aliada à promoção da acessibilidade e às melhorias na infraestrutura, reforçam o compromisso em oferecer serviços de saúde de qualidade, priorizando o bem-estar e a satisfação dos usuários”, explicou a secretária da Saúde, Jane Aparecida Cristina.
Com todas essas reformas e melhorias, a USF Estação do Alto se apresenta como um espaço renovado e adequado às necessidades da comunidade.
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta-feira, das 7h às 17h
Serviços Oferecidos:
Esta unidade conta com duas Equipes de Saúde da Família, que realizam ações básicas nas seguintes áreas:
Pediatria
Clínica Médica
Ginecologia e Obstetrícia
Odontologia
Enfermagem
Assistência Domiciliar
Teste do Pezinho
Planejamento Familiar
Acompanhamento das famílias cadastradas