Quatro grupos se apresentarão a partir das 14h deste sábado (30); a entrada é gratuita e o projeto é do Instituto Plural
Foto:Divulgação/CCS

O palco do Parque Maurílio Biagi, ao lado da rodoviária de Ribeirão Preto, vai receber, a partir das 14 horas deste sábado (30), quatro talentosas bandas de MPB da região. Elas se apresentarão de graça, pelo projeto “Um Canto em Cada Canto”, realizado pelo Instituto Plural de Cidadania e Educação Vila Bela, que realiza ações de promoção da igualdade racial e comemora 20 anos de atividades em 2022. O grupo Raiz Samba 6 cantará sucessos de Martinho da Vila; a cantora Fernanda Marx vai interpretar canções de Alcione; o cantor e compositor Alessandro Machado cantará Djavan, enquanto o quarteto feminino Batuka Nega vai interpretar Dona Ivone Lara.

“Um Canto em Cada Canto” nasceu com o mesmo propósito de todas as ações do Plural: dar voz e visibilidade ao povo preto. Dar conhecimento à comunidade afrodescendente sobre a sua história e, com isso, valorizá-la. Este projeto, por exemplo, evidencia a contribuição de grandes mestres negros, não somente para a história da MPB, mas para a música mundial.

De julho a dezembro de 2022, o projeto realizará quatro shows no Parque Maurílio Biagi. Cada espetáculo homenageará quatro grandes artistas negros e negras da MPB, com shows de outros talentos negros regionais. Além das apresentações, o projeto inclui quatro livretos, também gratuitos, contando a trajetória desses grandes mestres que ajudaram a escrever a história da MPB e da música mundial.

O Instituto Plural é filiado à Conen (Coordenação Nacional das Entidades Negras) e o evento tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Ribeirão Preto.
