Objetivo foi esclarecer aos servidores a importância em reduzir perdas e como isso pode ser feito
Foto: Divulgação

Um grupo de 25 servidores do setor de reparo de vazamentos do Daerp participou na manhã desta terça-feira, 22, do curso sobre redução de perdas ministrado pelo diretor técnico da autarquia, Lineu Andrade de Almeida. O objetivo foi esclarecer aos servidores a importância em reduzir perdas e como isso pode ser feito.
Durante o período da manhã, o diretor do Daerp explicou aos funcionários os conceitos de perdas, que podem ser reais e aparentes. As perdas reais são as causadas por vazamento e as perdas aparentes são provocadas por submedição, fraudes e ligações clandestinas.
Ele destacou que duas ações são fundamentais para reduzir as perdas, que são a diminuição na pressão das redes e a redução do tempo de execução dos reparos de vazamentos. No caso da diminuição da pressão das redes, o projeto será executado no sentido de inverter o sistema de abastecimento em toda a cidade.
Atualmente, segundo explicou Almeida, 70% do abastecimento são feitos diretamente dos poços para as redes e a sobra vai para os reservatórios. Com o novo projeto, 100% da cidade serão abastecidos pelos reservatórios, permitindo o controle da pressão na rede e melhorando a distribuição da água. Para isso, serão investidos R$ 121,7 milhões na inversão do sistema de abastecimento, automação e identificação dos vazamentos não visíveis.
Outro ponto fundamental para a diminuição das perdas é a redução do prazo de reparo dos vazamentos e, para isso, é preciso investir na qualificação da mão de obra e do material utilizado.
“Nós estamos investindo na qualificação de todos os servidores do Daerp, desta forma teremos profissionais preparados e trabalhando com material de qualidade”, concluiu o diretor.