divulgação da assessoria de imprensa da prefeitura de Ribeirão Preto
Atividades de conscientização sobre o racismo estão acontecendo nos 13 SCFV do município
Fotos: Prefeitura/CCS

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto — SEMAS está promovendo o Mês da Consciência Negra nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. As crianças e adolescentes executam atividades voltadas ao combate e prevenção ao racismo.
O dia 20 de novembro de 1695 é data da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola brasileiro e representante do maior quilombo do país, o da Serra da Barriga, em Alagoas. Zumbi foi e é o símbolo da resistência e do movimento negro, por isso, o Dia da Consciência Negra foi instituído nesta data com a finalidade de evidenciar a dimensão do processo sócio-histórico da escravização do negro no Brasil, contextualizando os problemas, as complexidades e os reflexos ainda existentes, como as várias manifestações do racismo. É uma data que ressalta a importância social da população negra, através da herança cultural e dos movimentos de luta e resistência contra a escravidão e o racismo, bem como da inserção negra na sociedade.

Dentre as atividades, as crianças e adolescentes aprenderam a substituir palavras e expressões racistas utilizadas no dia a dia, como “dia de branco” por “dia de trabalho”, “cabelo duro” por “cabelos crespos”, “denegrir” por “difamar”, entre outras, além de assistirem vídeos que exaltam a cultura e a figura da pessoa negra no poder e cantarem músicas voltadas a conscientização.
“As ações e atividades propostas possuem o objetivo de promover a reflexão e o resgate da identidade negra e são essenciais para prevenir situações de isolamento, adoecimento, violências, entre outros; além de estimular a reflexão sobre o nosso papel como cidadãos na contenção dessas condutas” comentou Cristiani Fratucci, chefe de Seção de Projetos para Crianças e Adolescentes.

Rita Petinice, chefe de Divisão de Gerenciamento do SCFV comentou a iniciativa. “É importantíssimo o diálogo sobre a diversidade sociocultural do nosso país e do nosso território, a fim de potencializar informações sobre essa temática e contribuir para a redução de situações que colaboram com o preconceito, racismo, falta de respeito e empatia uns como outros, tendo suas características como formas desagregação”.