Unidade de saúde do novo bairro será inaugurada no próximo dia 19 de setembro; UBS do Quintino I passa por obras de reforma e ampliação
Fotos: Divulgação

O secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, visitou na manhã desta terça-feira, 3 de setembro, a UBS – Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Gaetani, no bairro Cristo Redentor, que será inaugurada no dia 19 deste mês e recebe os retoques finais na estrutura física e instalações de equipamentos. O secretário também foi até a UBS Professor Zeferino Vaz, no Quintino I, que passa por obras de reforma e ampliação.

A UBS do bairro Cristo Redentor está quase pronta para começar a atender a população da região, que abrange moradores do novo bairro Cristo Redentor, Residencial Parque das Oliveiras e adjacências, estimada em 30 mil habitantes.

Inicialmente, a unidade de saúde atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e terá capacidade de realizar cerca de 1.080 atendimentos por mês nas especialidades clínica geral, ginecologia/obstetrícia, pediatria, enfermagem e odontologia.
“Está quase tudo pronto para começar a operar. A unidade de saúde atenderá as pessoas que moram naquela região e antes eram atendidas por outras unidades de saúde. Agora, poderão ter a unidade mais próxima de suas residências, fortalecendo a atenção básica e, consequentemente, as ações de prevenção em saúde”, enfatiza Sandro Scarpelini.

A parceria estabelecida entre Prefeitura e Fundação Hospital Santa Lydia, conforme estipulado no contrato, prevê produtividade e cumprimento de metas, qualitativas e de produção, avaliados trimestralmente pela Secretaria Municipal da Saúde.
O não cumprimento de metas, pela Fundação, impactará em sanções administrativas e financeiras.
O contrato está disponível no site da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/pdf/t-contrato-cristo.pdf

Estrutura
A estrutura física da nova UBS – Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Gaetani, construída em pavimento térreo com área total 640,3 metros quadrados, com recepção, sala de arquivo, duas salas de espera, sala de vacinas, três consultórios com banheiro anexo, dois banheiros com adaptações para pessoas com necessidades especiais, cinco consultórios médicos, sala de inalação, sala de curativos, farmácia, consultório odontológico com dois equipos e raio X, sala de acolhimento, sala de medicação, sala de coleta, sala de primeiros atendimentos com banheiro anexo, sala de reuniões, sala de esterilização, sala de expurgo, três salas no setor administrativo, copa, almoxarifado, três banheiros, um banheiro infantil, banheiro para funcionários, vestiário, dois depósitos de material de limpeza, bloco de serviços com central de gases, abrigos para resíduos infectados, recicláveis e comuns.

O atendimento ficará a cargo da equipe médica, composta por três médicos, um ginecologista, um pediatra e um clínico geral, dois enfermeiros, sete técnicos em enfermagem, um farmacêutico, um auxiliar de farmácia, um porteiro, um cirurgião dentista, um auxiliar de consultório dentário e dois recepcionistas.
Contará ainda com serviço de limpeza e higienização de toda a estrutura da unidade. A unidade de saúde terá também serviço de portaria com profissional habilitado e segurança.

UBS Quintino I
Já as obras de reforma e ampliação da UBS – Unidade Básica de Saúde professor Zeferino Vaz, no Quintino I, que aumentarão de 380 metros quadrados para 800 metros quadrados a área construída da unidade, estão a todo vapor.


As obras estruturais que compreendem as novas alas de consultórios e ambulatórios já estão em fase final. A previsão de entrega da unidade de saúde pronta é para fevereiro de 2020.


A reforma total da unidade de saúde inclui adequações dos espaços físicos voltados à acessibilidade e conforto dos usuários e outras intervenções, como melhoria da recepção, arquivo, ampliação das salas de espera, banheiros adaptados para usuários e funcionários com deficiência, fraldário, sete consultórios e três salas de pré-consultas.


A ampliação prevê, ainda, farmácia com sala de atendimento farmacêutico, almoxarifado, salas de primeiros atendimentos, curativos, vacinas, coleta e medicação, inalação, consultório odontológico com equipamentos para duas equipes, sala de Raio-X odontológico, duas salas de atendimento em grupo e reuniões, sala de gerência, expurgo e esterilização, copa e vestiários para funcionários, depósito de materiais de limpeza e abrigo adequado para depósito de resíduos comuns e infectantes.
