Cadastro foi lançado durante o troféu “Diferenciados”, que premiou mais de 80 artistas do Samba e Pagode

Na noite desta segunda-feira, dia 23 de janeiro, a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto apresentou o Cadastro Cultural do Samba, durante a realização do Troféu “Diferenciados”, um reconhecimento aos artistas locais que trabalham e promovem o Samba e Pagode.
A Secretária Municipal da Cultura e Turismo tem se aproximado cada vez mais das culturas populares de Ribeirão Preto. “Temos um produto que é a emancipação cultural mais importante do povo brasileiro, nosso maior patrimônio imaterial cultural, o Samba. Por isso, lançamos o cadastro cultural voltados para as pessoas ligadas ao Samba de Ribeirão Preto. O resultado deste mapeamento será o lançamento do primeiro edital voltado ao fomento e preservação do Samba na cidade, além da realização do Festival do Samba”, explicou o secretário Pedro Leão.
O cadastro das pessoas e grupos ligados ao Samba em Ribeirão Preto será utilizado pela Secretaria como base para o mapeamento do estilo, possibilitando conhecer quem está diretamente ligado a realização e execução de trabalhos no município.
“Comecei como DJ e hoje sou produtor e coordenador artístico. O reconhecimento dos músicos de Ribeirão Preto, cidade rica de talento, principalmente de artistas ligados ao Samba e Pagode, mas muitos não tiveram uma oportunidade de se apresentar em palcos fora da cidade. Esse reconhecimento é muito importante pelo trabalho que fazem, e gerando empregos e mantendo em evidência o samba”, explica Rafa Santana, idealizador e organizador do Troféu “Diferenciados”.
Podem se inscrever profissionais técnicos e artísticos ligados a produções culturais e eventos, além dos espaços culturais organizados e mantidos por pessoas, empresas, grupos ou coletivos que sejam dedicados a produzir e realizar a montagem de espetáculos, shows, performances, exposições, atividades formativas ou outras atividades artísticas ligadas ao Samba.
Com o mapeamento, será possível lançar novos editais culturais que irão atender as reais demandas dos artistas locais, sendo um caminho para o Edital do Samba que será lançado futuramente para letristas, harmonistas, músicos individuais ou grupos que desejam apresentar seus trabalhos.
Para os mais experientes, além do Edital do Samba, será realizado o Festival do Samba, uma atividade para os sambistas apresentarem todo o trabalho que fazem em Ribeirão Preto, além de ser mais um evento de encontro dos amantes do Samba e para o ribeirão-pretano levar a família e se divertir.
Fotos: Divulgação

Funcionamento
Os interessados precisam realiza seu cadastro de acesso ao sistema, clicando em “Cadastre-se”, fornecendo dados básicos, como CPF, nome, e-mail e senha. Após esta primeira etapa, o interessado irá receber um e-mail para confirmação.
Após o cadastro, os dados informados serão validados, pois se houver qualquer necessidade de atualização, bem como dúvidas nas informações enviadas, o responsável pela inscrição será notificado pelo e-mail cadastrado.
