O América-MG fechou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro se afastando da zona do rebaixamento. O time mineiro visitou o São Bento, no Walter Ribeiro, em Sorocaba, pela 19ª rodada, e venceu por 2 a 0.
Com a derrota, o time da casa segue com 19 pontos e é agora o 18º colocado, com um ponto a menos do que o Vitória, primeiro time fora da zona da degola. Além disso, o técnico Doriva fica ainda mais pressionado. Ele foi um dos principais alvos das críticas e vaias da torcida.
O América, com 24 pontos, se afastou da briga pela permanência na segunda divisão nacional e ocupa agora a 13ª colocação. No entanto, o G4 ainda está distante, já que o quarto colocado Sport tem sete pontos a mais.
O América começou a construir sua vantagem logo no início do jogo. Na primeira chegada de perigo, aos seis minutos, João Paulo arriscou de longe, a bola bateu na trave e, no rebote, Marcelo Toscano completou para o fundo do gol.
Oito minutos mais tarde, João Paulo arriscou de novo e dessa vez a bola entrou. O lateral pegou a sobra da defesa e foi bloqueado no primeiro chute, mas bateu novamente e estufou as redes do goleiro Gabriel Félix, ampliando a vantagem do América.
Na segunda etapa, o São Bento foi obrigado a atacar mais para buscar o resultado, mas era o América, explorando os contragolpes, que criava as principais jogadas de perigo.
Aos 12 minutos, Marcelo Tosca cruzou para o lateral Diego Ferreira, que dominou, bateu forte e acertou a trave. O São Bento tentava responder com cruzamentos para a área e chutes de longa distância, mas não conseguia incomodar o goleiro Jori.
Aos 38, Júnior Viçosa também passou perto de ampliar. Ele aproveitou cruzamento da esquerda e bateu de primeira para acertar o travessão. Sem mais lances de perigo, o jogo terminou mesmo com vitória dos visitantes por 2 a 0.
Os dois times voltam a campo no próximo sábado, pela 20ª rodada da Série B. O América recebe o Operário-PR, no Independência, em Belo Horizonte, enquanto o São Bento vai ao Antônio Accioly, em Goiânia, enfrentar o Atlético-GO.