Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania trará mais rapidez na solução de pequenos conflitos
Fotos: Alexandre de Azevedo

Na tarde desta quarta-feira, dia 25 de setembro, foi instalado em Ribeirão Preto o Posto de Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) nas dependências do 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior (3º BPM-I).
Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador José Carlos Ferreira Alves, o comandante do Comando de Policiamento do Interior-3 (CPI-3), Coronel PM Carlos Alberto Machado, o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Ribeirão Preto, Juiz Guacy Sibille Leite, além de autoridades da região.

O Prefeito ressaltou que todos buscam a serenidade, agilidade e eficiência, mas nem sempre é possível quando envolvem algum litígio entre as partes. “Algumas questões de natureza pessoal, geram rompimentos de amizades ou de relacionamentos, o Cejusc proporciona condições de conciliações, no tocante aos reflexos que tem com a redução de ocorrências dentro da comunidade”, disse.
Os Cejusc originaram-se de experiências anteriores, entre elas a Lei dos Juizados de Pequenas Causas, posteriormente aprimorada pela Lei dos Juizados Especiais.

Essas experiências, além de trazerem a mediação para o processo, permitem a utilização tanto desse método quanto o da conciliação, evitando a judicialização de conflitos.
“Engana-se quem acha que só é exitosa uma tentativa de conciliação quando se chega a um resultado de total acordo entre as partes. O ideal e o que se busca é o reestabelecimento do diálogo, que por vezes foi perdido”, afirmou o desembargador José Carlos.
Caso o problema apresentado não se enquadra na situação de conflito, a pessoa receberá do funcionário do Cejuscs a devida orientação, podendo, inclusive, ser encaminhada diretamente ao órgão responsável pela análise do assunto.
