São três containers para o recebimento dos materiais; resíduos podem ser descartados todos os dias da semana
Foto: Alexandre de Azevedo

Devido à grande procura pela população, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente ampliou a sua capacidade de coleta de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REE), disponibilizando um terceiro container para coleta.
Agora são três recipientes que recebem vários tipos de REE, como monitores, impressoras, televisores, computadores, CPUs, celulares, telefones, fax, máquinas de fotocópia, aparelhos de DVD, videocassete, aparelhos de som, fios, cabos e conectores, placas e circuitos eletrônicos (motherboard – placas leves e pesadas – de celulares e DVD), processadores, transformadores, HDs, CDs e drivers. Nestes locais, não podem ser descartadas pilhas, baterias e lâmpadas.
Os resíduos eletroeletrônicos possuem substâncias químicas (mercúrio, cádmio, chumbo, cobre, arsênio, lítio, entre outros) que, ao serem descartados incorretamente na natureza ou junto ao lixo comum, penetram no solo e contaminam o lençol freático, plantas e animais, além de causar inúmeras doenças aos seres humanos.
Entre janeiro e outubro de 2019, o ecoponto recebeu cerca de 15 toneladas de resíduos eletrônicos. “É muito importante que a população utilize o ecoponto para dar um destino apropriado aos eletrônicos que não usam mais. Uma iniciativa que rende ganhos ambientais e também sociais, pois a reciclagem fomenta a geração de empregos e renda na cidade”, explica a secretária do Meio Ambiente, Dra. Sônia Valle.
O ecoponto de resíduos eletrônicos de Ribeirão Preto está localizado na rua Cerqueira César, nº 1.988, no Jardim Sumaré. O descarte pode ser feito todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 13h30 as 17h30.