Conceitos modernos e projetos inovadores norteiam obras realizadas na região Norte do município
Fotos: Guilherme Sircili

Terminam, nesta semana, os serviços de fresagem e recapeamento do corredor de ônibus da avenida Saudade. A região já conta com uma nova identidade após o início das obras do programa Ribeirão Mobilidade, que traz modernidade, fluidez e segurança para motoristas e pedestres que transitam pelas vias da região Norte.
No local, estão sendo realizadas diversas intervenções como execução de pavimento rígido, rampas de acessibilidade e calçada, na avenida São Paulo; ajuste de guias para recebimento de recapeamento asfáltico, na avenida Fábio Barreto; semaforização e passeio entre as ruas José de Alencar e Patrocínio e execução de calçadas nas rotatórias Alceu de Paiva Arantes e Amin Calil. Iniciativas que garantem maior qualidade de vida com projetos inovadores, que fomentam a acessibilidade, estímulo a deslocamentos sustentáveis, ciclovia e nova iluminação.
As melhorias também já podem ser vistas na região da avenida Dom Pedro I, que já recebe as intervenções finais da obra. O valor total investido nestes dois corredores de ônibus (avenidas Saudade e Dom Pedro) é de R$ 49 milhões, com previsão de conclusão para o final de 2022.

Mobilidade na região Norte – O corredor de ônibus da avenida Saudade está sendo implantado na altura da rotatória das avenidas Mogiana com Brasil (Praça Antônio Lopes Balau), passando pelas avenidas Brasil e Saudade até a avenida Francisco Junqueira. Já o corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I está sendo implantado na avenida Fábio Barreto até a praça Amin Calil, passando pelas avenidas Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I e Luiz Galvão Cesar, chegando até a rotatória Alceu Paiva Arantes.
A pavimentação das vias segue o padrão dos corredores de ônibus, com reforço na capacidade de suporte do pavimento em função do tráfego intenso e do peso dos veículos. A obra contempla, ainda, a revitalização do passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com mobilidade reduzida. As esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros.

Programa Ribeirão Mobilidade – A Prefeitura conta com mais de 30 projetos inovadores de intervenção viária, com investimento total que se aproxima dos R$ 500 milhões. Ao todo serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros, percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto aos usuários do transporte público.
Entre as obras entregues estão os corredores de ônibus das avenidas do Café, Presidente Vargas e Thomaz Alberto Whately, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.

Atualmente são sete projetos em andamento, considerando a construção de viadutos no cruzamento da avenida Brasil com Mogiana e Brasil com Thomaz Alberto Wathely; o túnel entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, corredores de ônibus da avenida Dom Pedro I, avenida Saudade e Norte/Sul (trechos 2, 3 e 4), além da licitação para restauro e implantação do corredor de ônibus da avenida Nove de Julho.