Adesão da população foi surpreendente; projeto acontecerá todo último domingo do mês
Fotos: Fernando Gonzaga



O projeto “Rua Aberta”, que prevê o fechamento da avenida Nove de Julho para a interação da população em atividades culturais e esportivas, reuniu mais de quatro mil pessoas no último domingo, 29 de setembro. A adesão da população foi tão grande que o prefeito Duarte Nogueira definiu que o projeto acontecerá no último domingo de cada mês.


A avenida Nove de Julho, um dos principais cartões postais de Ribeirão Preto, reuniu várias atividades culturais e esportivas acessíveis a todos.



Houve apresentação de bandas de rock, exposição de artes, food trucks, feiras de artesanato, palhaços alegrando as crianças, feira de adoção de pets, distribuição de mudas de árvores, brincadeiras e muitas outras atividades em um ambiente aconchegante que mobilizou a população. O time do Vôlei Ribeirão também participou das atividades e interagiu com os torcedores.


O prefeito Duarte Nogueira, que passou a manhã inteira participando das atividades, disse que o que a população da cidade esperava, aconteceu. “As pessoas da nossa cidade ocuparam a Nove de Julho, a população veio em peso participar e cada movimento, de cada tendência, estava reunido num mesmo ambiente.


Música, contadores de histórias, bate papos, distribuição de mudas de árvores, o time de vôlei Ribeirão interagindo com as pessoas, atividades esportivas como capoeira, gastronomia, culinárias, bijuterias, artesanato, todos participando. Estou muito feliz porque deu certo, estamos transformando Ribeirão numa cidade de paz, de entrosamento entre as pessoas, onde elas exercem o seu papel de cidadãos, tornando nossa cidade melhor para todos nós”, comemorou.


O sucesso foi tão grande que o chefe do Executivo decidiu estender o projeto. “É muito bonito o que está ocorrendo aqui neste domingo, por isso, nós da Prefeitura e os organizadores, iremos abrir a Avenida Nove de Julho, promover o “Rua Aberta”, no último domingo de cada mês para as pessoas. Nós precisaremos nos organizar, avaliar como foi o comportamento das pessoas, dos participantes, e fazer uma coisa bacana, ver a cidade conversando com ela própria, mais pacífica e melhor para todos nós”, concluiu Nogueira.


O administrador de empresas Diogo Festucci, que curtiu o domingo na avenida Nove de Julho com a família, disse que Ribeirão Preto está com outra cara. “Fazia tempo que eu não via a cidade com intervenções culturais e de lazer tão intensas, parabéns”.


A coordenadora do Movimento “Ruas Vivas”, Débora Cavalcante, parceira na execução do projeto, agradeceu todos os envolvidos no Ruas Abertas, ao prefeito Duarte Nogueira, aos artistas e se disse surpresa com a adesão.


“Foi uma grande mobilização, publicaram em redes sociais, chamaram todo mundo e é por isso que a movimentação foi tão grande, principalmente a população participando, é muito bom. A Nove de Julho é nossa”, comemorou.


A pedagoga Soraia Correa de Souza aproveitou o domingo para ouvir boa música ao vivo e passear com seu cachorro. “Ribeirão Preto precisava de mais domingos alegres, com opções de lazer de fácil acesso. Temos potencial para isso, basta atitude e criatividade. Estou muito feliz”, disse.


Promovido pelo Movimento “Rua Vivas” com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, o “Rua Aberta” teve programação das 8h às 15 h.
