Espaço de convivência está instalado em frente ao Centro Cultural Palace
Fotos: Alexandre de Azevedo

No último dia 7, foi ativado o primeiro parklet de Ribeirão Preto. O projeto “Cidade Criativa”, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, trouxe a proposta de criar uma extensão da calçada através da apropriação de duas vagas de carro, oferecendo à população acesso a um espaço democrático, público e gratuito, que promove o acesso à leitura e a circulação cultural. O primeiro parklet da cidade ficará instalado por um ano, como estabelece o decreto municipal 129/2019.

Estiveram presentes a secretária municipal da Cultura, Isabella Pessotti, neste ato representando o prefeito municipal, Duarte Nogueira; a presidente da Fundação Dom Pedro II, Mariana Jábali; a representante do Projeto Cidade Criativa (parklet), e do escritório de arquitetura Maloca Querida, arquiteta Denise Assumpção; representantes do Museu da Pessoa, Renato Herzog e Rosana Miziara; o representante da Vedacit e do Instituto Vedacit, Luis Fernando Guggenberger; o apoiador do projeto e proprietário do Cafés Pagliaroni, Marco Aurélio Pagliaroni; o Secretário de Turismo, Edmilson Carlos Domingues; o Diretor do Departamento de Fiscalização Geral, Antonio Carlos Muniz, a Vice-presidente, Sandra Brandani Picinato e o gestor de Relações Institucionais da ACIRP, Eduardo Molina; o gerente e o gestor de Relações Institucionais do Sesc Ribeirão Preto, Mauro César Jensen e Robson Silva, respectivamente.

“O Parklet é uma conquista para a cidade de Ribeirão Preto. Representa uma nova visão sobre o espaço público que prioriza a pessoa, o pedestre. É um espaço para leitura, apresentação artística, convívio social e livre ocupação, o pequeno protótipo do que deve ser o espaço público nas cidades acolhedoras, um lugar pra todos.”, afirma a secretária da Cultura, Isabella Pessotti.

A cerimônia de ativação precisou de uma mudança de local, já que a chuva veio brindar este momento. A apresentação teatral “Onde mora a memória de um Reino?”, da Cia. Mungunzá de Teatro, e a exibição de vídeos do projeto “Histórias que Constroem”, foram acolhidos no Café Pagliaroni, apoiador deste projeto em Ribeirão Preto. Em tom descontraído, a performance narrou a construção de um reino, o parklet, e o registro de suas atividades e dos moradores.

Cidade Criativa
É produzido pela Numen Produtora através do ProAC ICMS e tem apoio do Cafés Pagliaroni e da Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura de Ribeirão Preto. O projeto conta com o patrocínio da Vedacit, através do Instituto Vedacit. O escritório de arquitetura responsável pela concepção do projeto técnico e executivo da obra do parklet é a Maloca Querida.

“Onde mora a memória de um Reino?”
Esquetes adaptadas do espetáculo “Era uma Era” da Cia. Mungunzá de Teatro.

Sinopse: O Rei Barba Rala vai inaugurar um novo Reino e quer a todo custo entrar para a História. Para isso anota tudo o que acontece em seu Reino num grande diário. A fim de obter muitas histórias e ficar famoso. No entanto gerir um Reino não caminha como o planejado e o Rei vai aprender mais sobre as histórias que realmente importam na construção deste Reino.

“Histórias que Constroem”
O projeto “Histórias que Constroem” é uma iniciativa do Museu da Pessoa com o patrocínio do Instituto Vedacit, e tem como objetivo registrar histórias de vida de trabalhadores da construção civil que contribuíram, e ainda contribuem, para a construção da cidade de Ribeirão Preto.

As histórias de vida do projeto serão incorporadas ao acervo do Museu da Pessoa que hoje conta com aproximadamente 20 mil histórias de vida de brasileiras e brasileiros, e ficarão disponíveis para o acesso de qualquer pessoa no Portal do Museu da Pessoa (museudapessoa.net), valorizando cada pessoa ao tornar sua história de vida patrimônio da humanidade.
