Mutirão contra dengue recolhe quatro toneladas e meia de entulhos na zona oeste
Ações foram concentradas nos Jardim Javari, Vilas Augusta e Recreio, população precisa colaborar e não acumular água parada em casa
Fotos: Divulgação

Em mais um mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti, promovido neste sábado (26), com as ações concentradas no Jardim Javari e Vilas Augusta e Recreio, na zona Oeste de Ribeirão Preto, foram recolhidos quatro toneladas e meia recipientes e objetos como pneus, garrafas pet entre outros, que poderiam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

Nesta ação, que contou com equipe de 108 pessoas entre Agentes de Combate de Endemias, servidores, motoristas, coordenadores e supervisores de campo, foram visitadas 4.840 imóveis e recolhidos 110 pneus, que foram encaminhados ao Ecoponto, e outros materiais, como latas, garrafas, caixas, eletrodomésticos, materiais de construção, vasos sanitários, pias, todos, potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. O arrastão teve o suporte do oito caminhões.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, ressalta que o trabalho irá continuar nos próximos meses, e é fundamental a retirada desses materiais antes do período de chuvas.

“Temos um grande problema que enfrentamos durante as ações, que são os imóveis fechados, e nessa ação, por exemplo, foram, 1.786 deles. Alertamod a populaão, que, 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, portanto, pedidos, insistimos pela colaboração da população que vistoriem suas casas toda semana e não deixem acumular água parada, principalmente nessa época em que as chuvas serão mais frequentes. Somente assim , iremos evitar a transmissão da dengue na cidade ,”alertou a diretora Luzia Márcia Romagnoli Passos.
O mutirão de limpeza irá continuar durante os próximos finais de semana.