Foram vistoriados mais de 3 mil imóveis; Secretaria da Saúde pede à população para a colaborar e não acumular água parada em casa
Foto: Divulgação

O mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti promovido na sexta-feira, 18 de outubro nos Jardins Centenário, Bela Vista e Maria Goretti, recolheu 1,3 tonelada de entulhos que poderiam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
Dos 2.710 imóveis visisitados, 1.162 estavam fechados e em 25 os proprietários recusaram a orientação dos trabalhadores. Mais de 88 pessoas, entre Agentes de Combate de Endemias, servidores, motoristas, coordenadores e supervisores de campo se dividiram em equipes para visitar os imóveis, com o suporte de três caminhões, quatro vans e cinco peruas.
Os materiais descartados, entre eles, 60 pneus, latas, garrafas, caixas, eletrodomésticos, materiais de construção, vasos sanitários, pias e até piscinas de plástico encheram os três caminhões, um deles, cedido pelo Daerp. Os pneus recolhidos foram levados ao Ecoponto.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, ressalta que é fundamental a retirada desses materiais antes do período de chuvas.
“É agora que precisamos fazer a retirada de materiais com ovos de mosquito que estão à espera de hidratação para eclodirem. As ações irão continuar todos os finais de semana que além do recolhimento, consiste na orientação das pessoas, das famílias da nossa cidade sobre o perigo que é deixarem água parada em suas residências. Portanto, solicitamos à população que limpe suas casas, seus quintais semanalmente e não deixe acumular água parada, ambiente ideal para o mosquito crescer”, alertou a diretora Luzia Márcia Romagnoli Passos.