Ação nesta sexta-feira, reuniu profissionais com suporte de caminhões e vans no combate aos Aedes
Fotos: Divulgação

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde promoveu nesta sexta-feira (08), mais um mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti, com as ações concentradas em áreas classificadas como endêmicas no bairro Ipiranga.
Foram mobilizados Agentes de Combate a Endemias, supervisores de campo e coordenadores que contam ainda com o suporte de caminhões do Daerp e veículos, entre vans e peruas.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romagnoli Passos, ressalta que o trabalho irá continuar nos próximos meses e é fundamental a retirada desses materiais antes do período de chuvas.
“As ações serão constantes nessa época, antes das chuvas começarem e do aumento das temperaturas, que propiciam o aumento do nível de infestação do mosquito trazendo consequentemente maior circulação viral”, explica.
Os números do mutirão ainda serão contabilizados pelo Departamento de Vigilância em Saúde.

15 toneladas de recipientes
Os mutirões de limpeza promovidos em Ribeirão Preto pela Secretaria Municipal da Saúde já recolheram, em pouco menos de dois meses, mais de 50 toneladas de recipientes que poderiam acumular água parada e virar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

As ações, concentradas nas zonas mais epidêmicas da cidade, já visitaram 39 mil imóveis de Ribeirão Preto e serão intensificadas nos próximos meses.
O último boletim epidemiológico, divulgado no dia 1º de novembro, mostra que os casos de dengue continuam subindo em Ribeirão Preto. Em outubro, foram 11 novos casos confirmados e isso fez a cidade chegar ao total de 13.374 pessoas infectadas pela doença neste ano.
