Fiéis caminharam cerca de 12 quilômetros de Ribeirão Preto até o distrito de Bonfim Paulista
Foto: Fernando Gonzaga

Milhares de pessoas participaram na manhã deste sábado, 12 de outubro, da 50ª edição da Romaria de Nossa Senhora Aparecida. Antes das 5 horas da manhã as pessoas começaram a se concentrar no estacionamento da Câmara Municipal para seguir em caminhada até o distrito de Bonfim Paulista, um percurso de 12 quilômetros. A caminhada teve início às 6 horas da manhã.

O prefeito Duarte Nogueira participou da caminhada acompanhado de assessores. Foram 11,8 quilômetros de caminhada em duas horas e 26 minutos. “Foi muito prazeroso, um momento de devoção, de gratidão. Só temos a agradecer os resultados que a gente tem conseguido obter com o apoio da população de Ribeirão Preto”, disse o prefeito.

Aproximadamente 50 mil pessoas foram à Romaria, rezando e cantando em louvor a Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem seguiu em um andor levado por fiéis. A imagem chegou por volta de 9h30 da manhã na igreja Senhor Bom Jesus do Bonfim, onde ocorreu a celebração da Santa Missa pelo Arcebispo Dom Moacir Silva.

Completando 50 anos, a Romaria foi idealizada pelo subtenente Luiz Gonzaga do Carmo. A primeira Romaria saiu do bairro Vila Virgínia, próximo à Igreja Santa Maria Goretti, em 31 de agosto de 1969, com sete romeiros.
Em 21 de julho de 2016 foi aprovado o Projeto de Lei n° 1223/2016, instituindo a tradicional “Romaria de Nossa Senhora Aparecida” como patrimônio cultural, histórico e imaterial do município de Ribeirão Preto.

Participam da organização da Romaria de Nossa Senhora Aparecida as Secretaria Municipais da Cultura, Casa Civil, Turismo, Meio Ambiente, Infraestrutura, Coordenadoria de Limpeza Urbana, Administração Regional de Bonfim Paulista, Guarda Civil Metropolitana, Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) e Polícia Militar.
