Três instituições participaram das atividades durante a semana temática para prevenção de acidentes de trânsito
Fotos: Divulgação

Alertar contra a imprudência no trânsito. Essa é a missão principal das panfletagens universitárias do Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da Transerp, durante a Semana Nacional de Trânsito em Ribeirão Preto. Ao todo, 1.115 pessoas foram alcançadas nas ações realizadas em três instituições do ensino superior da cidade.
Na quinta-feira, dia 19 de setembro, a panfletagem aconteceu no entorno do Centro Universitário Barão de Mauá, no bairro Jardim Paulista. Nesta atividade preventiva, 304 pessoas foram alcançadas com a entrega dos folhetos. Já na segunda-feira, dia 23, a atividade foi no refeitório da Universidade de São Paulo (USP) – Campus Ribeirão Preto e 703 pessoas foram alcançadas na iniciativa. Outro local que também recebeu a ação foi o campus do Centro Universitário Moura Lacerda, onde 108 estudantes foram alertados contra os acidentes de trânsito.
Um dos panfletos distribuídos destaca os cuidados que os motociclistas devem ter na malha viária urbana, a exemplo de não utilizar os corredores entre os carros ao pilotar. Já o outro informativo sobre a Semana do Trânsito alerta sobre os riscos de dirigir sem o cinto de segurança e também mostra a importância de respeitar os limites da velocidade.

“É fundamental as ações de orientação sobre os riscos provocados pelo trânsito, principalmente, em relação às estatísticas que apontam que 94% dos acidentes são provocados pela falha humana”, afirmou o gerente de do Departamento de Educação de Trânsito, Delcides Araújo.
Panfletagem no terminal
Na última sexta-feira, dia 20 de setembro, o Grupo de Prevenção de Acidentes de Ribeirão Preto promoveu uma manhã educativa no Terminal de Ônibus Dr. Evangelina de Carvalho Passig (ao lado da rodoviária), com panfletagem sobre segurança no trânsito. Mais de 700 usuários do transporte coletivo foram abordados na ação que faz parte da programação municipal do Semana Nacional de Trânsito. Um dos panfletos distribuídos destaca os cuidados que os pedestres devem ter na malha viária urbana, a exemplo de não atravessar as vias fora da faixa de pedestre.
Integração pela vida
As atividades da Semana Nacional de Trânsito em Ribeirão Preto foram apoiadas pelo Governo do Estado de São Paulo através do programa Respeito à Vida e promovidas pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto por meio da TRANSERP e as Secretarias Municipais de Governo, Saúde, Educação, Esportes e o Fundo Social da Solidariedade. Além do apoio do Grupo de Prevenção de Acidentes de Trânsito de Ribeirão Preto.
