A cidade de Veneza possui uma grande bagagem histórica, onde existem muitos acontecimentos que a marcaram, fazendo com que ela ficasse conhecida como é hoje.
A cidade flutuante possui esse nome por se estender por 119 ilhas, onde essas emergem entre a ampla lagoa que é situada entre a terra firme e o mar aberto.
Os seus habitantes eram ilírios e vênetos que viviam sobre a água da lagoa em palafitas, possuindo um estilo de vida mais calmo e natural da época, com suporte de redes, casas mais simples e sobrevivendo da pesca e da extração de sal.
Existem muitas curiosidades sobre a história de Veneza e as lendas que ela guarda. Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre essa cidade maravilhosa.
Qual é a história de seu povo?
A fundação de Veneza é datada no ano 421, onde é possível perceber a carga histórica que ela possui. Ela foi fundada quando os habitantes do Vêneto foram expulsos pelos ostrogodos e pelos lombardos, se refugiando nas terras pantanosas do Rio Po e dando início à cidade.
Há 1.600 anos, tudo começou quando as populações do norte da Itália se refugiaram, indo em direção às ilhas de uma enorme laguna na costa do mar Adriático. Entre essas ilhas, os refugiados ficaram seguros, protegidos por bancos de areia, pântanos e canais tortuosos.
Esse local era um ótimo refúgio para as populações indefesas que vinham do norte da península itálica que buscavam por proteção dos povos bárbaros que saqueavam cidades do Império Romano desde o século III.
As casas que eles construíram, diferentemente das casas modernas da atualidade que contam com recursos como tinta efeito mármore e uma estrutura bem elaborada, eram feitas apenas de madeira, junco e argila e suspensas sobre a água.
Devido a sua falta de exposição ao oxigênio e a sua combinação com minerais, microrganismos e materiais orgânicos da água, elas foram endurecendo ao longo dos anos, impedidas de apodrecerem.
Dessa forma, assim como terminais para mangueiras de alta pressão que não enferrujam com o tempo, a estrutura das casas possuía certa rigidez.
Já em 568, chegaram alguns lombardos, impelindo novas migrações à cidade que possuía certa infraestrutura urbana.
Passado mais de um século depois, as suas 12 comunidades fundadoras elegem um doge, sendo esse um líder com o intuito de centralizar o poder político. Com a ajuda do Império Carolíngio, em 814, a cidade de Veneza consegue obter a sua independência.
Além disso, com a finalidade de fortalecer os seus laços com o Ocidente e com a Igreja Católica, no ano de 828 os restos mortais de São Marcos são trazidos de Alexandria para Veneza, onde ao invés de uma urna funerária, o seu corpo foi posicionado e descansa sob o seu altar.
A partir deste momento, o símbolo do apóstolo, sendo esse o leão alado, passou a ser utilizado como instrumento de propaganda do novo Estado. Muitos outros eventos históricos ocorreram na história de Veneza, construindo como é conhecida hoje.
Quais são seus pontos turísticos históricos?
A cidade de Veneza é extremamente tranquila, portanto, é um lugar que você pode se perder pelos caminhos similares e aproveitar uma boa caminhada pela cidade que apresenta muito pouco perigo e muita história.
Isso acontece porque, diferente de algumas capas para cadeira, móveis de vidro e muitos outros objetos mais modernos, a Veneza abriga construções históricas e muito antigas.
Entretanto, dentre todos os seus afazeres e ambientes que o lugar disponibiliza a seus visitantes, entre os principais pontos históricos, podemos citar:
- Piazza San Marco;
- Basílica di San Marco;
- Torre do Campanário;
- Palazzo Ducale;
- Ponte dos Suspiros;
- Igreja Santa Maria della Salute.
Esses são os principais pontos turísticos que você deve visitar em Veneza, obtendo uma ampla noção de toda a sua beleza, história e cultura.
Piazza San Marco
A Piazza San Marco é a principal praça de Veneza, onde ela possui uma grande quantidade de pombos que descansam em suas extremidades, pessoas caminhando, turistas tirando fotos e alguns estabelecimentos, podendo achar desde uma fábrica de skate até diversos restaurantes.
Ela é o ponto em comum para diversos pontos turísticos de Veneza, onde também é a casa do símbolo da cidade, sendo esse o leão alado, como já mencionado.
Basílica di San Marco
A Basílica di San Marco é a igreja mais famosa da cidade, onde foi construída no ano 848, possuindo muita história em suas paredes e uma arquitetura que mescla os estilos bizantino, romântico e renascentista.
Torre do Campanário
Foi nesta torre que Galileu Galilei apresentou o seu telescópio para o governante de Veneza, em 1609. Além disso, o local possui uma vista deslumbrante da cidade.
Palazzo Ducale
O Palácio Ducal também é muito conhecido como o Palácio do Doge, sendo construído no ano de 1424 e possuindo uma grande carga histórica com a cidade.
Ponte dos Suspiros
A Ponte dos Suspiros possui esse nome por ser o último suspiro que os prisioneiros davam ao passarem do Palazzo Ducale para a Prigioni Nove, ou seja, do palácio onde eram julgados para a prisão.
Igreja Santa Maria della Salute
A igreja surgiu de uma promessa, quando a cidade de Veneza foi impregnada pela peste bubônica, com a esperança de que um dia esse mal passasse.
Quais são as lendas e mistérios da Veneza?
A cidade flutuante, além de história e pontos turísticos importantes, também possui muitas lendas e mistérios, onde dentre eles, podemos citar:
- Sguazzetto alla Bechera;
- O espírito do Palazzo Grassi;
- O mendigo escultor;
- Os mouros de pedra do Palazzo Matelli del Cammello.
Existem ainda muitas outras histórias, entretanto, esses são os principais mistérios e lendas que a cidade guarda.
Sguazzetto alla Bechera
Da mesma forma que é importante possuir um curso nr10 caso você mexa com elétrica, também é muito importante possuir um alvará sanitário para os restaurantes.
O Sguazzetto alla Bechera é um prato típico que é servido em Veneza, onde ao pedi-lo no restaurante de Biagio Cargnio, um cliente percebeu que um pedaço de carne se assemelhava ao dedo de uma criança.
Por esse motivo, o cliente denunciou o restaurante para a polícia, que comprovou a utilização de carne de crianças para o preparo dos alimentos.
O espírito do Palazzo Grassi
O famoso Palazzo de Grassi já foi o lar de uma jovem que havia morrido ali, ao cair da varanda após ser vítima de agressões.
Não se sabe ao certo se a causa da morte teria sido suicídio ou assassinato, entretanto, várias pessoas afirmam já terem visto o espírito da jovem vagando pelo local, sussurrando o seu nome no ouvido de quem transita por lá, talvez com o intuito de proteger as pessoas.
O mendigo escultor
Cesco Pizzigani era um famoso lapidador nos anos 1500. A sua esposa adoeceu e o artista vendeu tudo o que tinha para ajudar, entretanto, ela acabou falecendo.
Cesco virou mendigo, rabiscando nas paredes da cidade com um prego, sendo um de seus desenhos mais conhecidos o de um homem segurando um coração na mão.
A lenda diz que era atormentado por não ser aceito pela sociedade e, por isso, ele teria matado a própria mãe, arrancando o seu coração e depois cometeu suicídio. Cesco teria acompanhado toda a cena e a retratou nas paredes.
Os muros de pedra do Palazzo Matelli del Cammello
Segundo a lenda, três irmãos comerciantes vendiam mercadorias de baixa qualidade e preços elevados, enganando os seus clientes.
Ao serem questionados por uma cliente, os três afirmaram que o produto era de qualidade e que se não fosse, que eles virassem pedra.
A senhora ficou incomodada com a trapaça dos três e rogou uma praga, pedindo que a Santa Maria Madalena tornasse os mercadores em pedras.
Quais são os seus pontos turísticos românticos?
Atualmente, a cidade de Veneza é conhecida como um local extremamente romântico, onde é possível se apaixonar pelo ambiente que é propício a isso.
Com lugares charmosos para se visitar e diferentes pontos turísticos, a cidade consegue conquistar quem a conhece.
Ela foi palco para diversos filmes, livros e diferentes histórias do gênero romance, possuindo diversos passeios que eram destinados para casais. Entretanto, dentre os seus diversos pontos turísticos voltados para o romantismo, podem-se citar:
- Tour pelo Grande Canal de Vaporetto;
- Ponte Rialto;
- Burano;
- Passeio de gôndola;
- Praia de Lido.
Esses são alguns dos principais pontos turísticos românticos da cidade, atribuindo as características que hoje são muito conhecidas pelos turistas.
Entretanto, é sempre muito importante realizar as suas próprias pesquisas, a fim de obter os melhores resultados para você e para o seu perfil.
Por exemplo, da mesma forma que você pesquisa “exame admissional valor” para conseguir os melhores preços, as buscas por pontos turísticos em viagens e a comparação entre valores é muito importante.
Veneza é uma cidade maravilhosa, cheia de muita história, romance, lendas e muita beleza para ver. Por esse motivo, aproveite para dar uma volta pelo lugar e aproveitar tudo o que ele tem a oferecer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.