Evento, realizado pela primeira vez no município, será neste sábado (21) e em outras 68 cidades brasileiras
Fotos: Alexandre de Azevedo

No próximo sábado, dia 21 de setembro, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Educação, promoverá o Festival Paralímpico. Pela primeira vez no município, o evento acontece das 8h30 às 12h, na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), localizada na Avenida Costábile Romano, nº2201, Ribeirânia.
Em sua segunda edição, a competição é realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como forma de comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Participarão cerca de 200 alunos com idade entre 10 e 17 anos das redes municipal, estadual e particular de ensino. Ao todo, 69 cidades do Brasil receberão o evento neste final de semana.
Lucas Araújo tem 14 anos, é deficiente visual e um dos alunos que estarão presentes no campeonato. Ainda que para muitos sua limitação represente um empecilho, o adolescente se diz otimista e ansioso. Ele competirá na modalidade Goalball, uma espécie de futebol deitado em que se utiliza uma bola com guizos de forma que possa ser localizada pelo som.
“Eu treinei bastante, preparei muito o meu físico e também a estratégia. Eu comecei a jogar o Goalball esse ano, por isso é bem difícil, mas no final é legal e também acaba sendo um aprendizado. Acho que meu time vai se dar bem, vai ser muito bacana”, afirmou o estudante.
Com três horas e meia de duração, o festival contará com três modalidades esportivas: vôlei sentado, atletismo paralímpico e goalball.
Vôlei sentado
O esporte utiliza as mesmas regras do vôlei tradicional, porém com atletas que possuam amputações, paralisação cerebral, lesões na coluna vertebral ou outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais da modalidade é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

Atletismo paralímpico
É um esporte praticado por atletas com deficiência física e intelectual. Existem provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos. O equipamento varia de acordo com as necessidades do atleta, contudo, todos podem utilizar os dispositivos de assistência indicados nas regras do Comitê Paralímpico Internacional.
Goalball
É uma modalidade praticada por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. As equipes são formadas por três jogadores titulares e três reservas, sendo que todos exercem, ao mesmo tempo, as funções de ataque e defesa. A bola utilizada no jogo conta com guizos, espécie de chocalhos de metal, que ajudam os atletas a localizarem pelo som.
O professor de Educação Física da rede municipal e um dos organizadores do evento, Christian Viana, salientou sobre a importância do Festival Paralímpico em Ribeirão.
“Esse tipo de evento ajuda a desenvolver ainda mais um trabalho que já é feito na rede pública. Nas escolas, já temos pessoas com deficiência, portanto, trabalhar essas modalidades mostra o suporte que o município oferece a essas pessoas. Isso faz com que elas se sintam mais valorizadas, pois todas têm um grande potencial, independente da limitação”, afirmou o professor.
Relevância do Evento
Durante o Festival Paralímpico, também será celebrado o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (data comemorada oficialmente em 22 de setembro). No mesmo dia, comemora-se a fundação do Comitê Paralímpico Internacional, que em 2019 completa 30 anos de existência como a autoridade máxima do paradesporto mundial.
“Ao se comemorar o Dia do Atleta Paralímpico abre-se a oportunidade para que pessoas com deficiência conheçam e pratiquem algumas modalidades paralímpicas, permitindo o olhar inclusivo na cultura do nosso município. Temos a intenção de manter o festival anualmente em Ribeirão e trazer outras possibilidades de práticas e vivências para pessoas com deficiência”, afirmou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.
Serviço – Festival Paralímpico de Ribeirão Preto
Local: Unaerp – Av. Costábile Romano, 2201, Ribeirânia
Data: 21 de setembro de 2019 (sábado)
Horário: das 8h30 às 12h
Entrada Gratuita
