
Oficina foi oferecida pelo Colégio Marista Ribeirão Preto como atividade extracurricular

Alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Ribeirão Preto decidiram aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar com a nova colega de sala, que passou a integrar a turma desde o ano passado.
Yasmim é surda e precisava se comunicar e interagir com os colegas para desenvolver e participar de atividades cotidianas. No início, as crianças se comunicavam por mímicas e sinais próprios, mas os estudantes sentiram a necessidade de se envolver mais com a nova colega.
Foi aí que os educadores tiveram a ideia de oferecer uma oficina de Libras no contraturno. Os alunos passaram a participar das aulas de 45 minutos fora do horário regular, uma vez por semana, até aprenderem bem a nova língua. Contaram com a ajuda da professora auxiliar, intérprete, que acompanha a aluna no período regular de aula.
“Ela nos auxiliou na preparação do material para as crianças, ministrou a oficina e promoveu a relação com aspectos importantes a serem ensinados e vivenciados na língua brasileira de sinais, com o objetivo de auxiliá-los na comunicação diária com a amiga e demais pessoas que ao longo de suas vivências poderão conhecer”, conta a professora das turmas, Cassandra Lemes Caldas.
A oficina deu tão certo que os alunos se transformaram em multiplicadores de Libras. “As crianças são muito dinâmicas, rápidas e extravasam seus limites quando a aprendizagem faz parte de uma necessidade do cotidiano. Percebemos que ensinam crianças de outras idades, amigos que optaram por não frequentar a oficina e a família”, relata Cassandra.
Um bom exemplo de empatia, de se colocar no lugar do outro. “Obtivemos, por meio de conversas com famílias, respostas sobre o quão satisfeitos ficaram em possibilitarmos essa experiência e, em especial, podermos aproximar a comunicação e compreender o outro dentro de suas necessidades. A aluna e o grupo relacionam-se atualmente com mais facilidade e percebemos que ela está mais integrada e sentindo-se pertencente ao grupo”, avalia a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Marina Mazetti Stucchi Silva.
Sobre a Rede Marista de Colégios
O Colégio Marista Ribeirão Preto integra a Rede Marista de Colégios (RMC), que está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.