Theatro Pedro II abriu as portas para jovens da rede municipal de ensino conhecerem o espaço cultural e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Fotos: Divulgação

Encantados com a variedade de instrumentos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e a grandiosidade do Theatro Pedro II, cerca de 500 crianças e jovens da rede municipal de ensino participaram do projeto Ensaio Aberto de Orquestra na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto.


Participaram do ensaio o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, a presidente da Fundação Dom Pedro, Mariana Jábali, o secretário de Assistência Social, Guido Desinde e o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

O projeto é realizado uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, através de uma parceria do Theatro Pedro II com a Secretaria Municipal da Educação e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Além das crianças e jovens da rede de ensino, o público que tiver vontade de conhecer o projeto pode prestigiar o ensaio.
Fotos: F L Piton


“Esta é uma oportunidade que vocês devem aproveitar bastante. O Theatro vai completar 90 anos em 2020, uma obra arquitetônica quase secular, feita na época do auge do café, que trouxe um grande desenvolvimento para Ribeirão Preto”, disse o prefeito, referindo-se à importância cultural do Theatro Pedro II.

Com um repertório bastante variado, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a grandiosidade do Theatro Pedro II, terceiro maior teatro de ópera do Brasil, como a sala dos espelhos, além de assistir ao ensaio da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a mais antiga em atividade ininterrupta no Brasil, conhecer seus instrumentos, interagir com o maestro e os músicos.

Mariana Jábali destacou como é emocionante ver o encantamento das crianças ao entrarem no espaço. “Poder proporcionar o acesso ao Theatro Pedro II, um palco fantástico, um lugar belíssimo e o melhor, com a nossa Orquestra Sinfônica, é muito importante para nós”, ressaltou.
