Adutora de 250 milímetros de diâmetro e extensão de 1.150 metros vai interligar poço com novo reservatório do bairro
Fotos: Divulgação

O Daerp iniciou nesta terça-feira, 1º de outubro, a construção de 1.150 metros de adutora interligando o poço do Parque São Sebastião à área onde será implantado o novo reservatório no bairro. A obra faz parte de um cronograma para a construção de quatro adutoras neste ano, interligando poços e novos reservatórios do Daerp.
A nova rede terá diâmetro de 250 milímetros e será construída ao longo da rua Pedro Barbieri, interligando o novo poço do Parque São Sebastião, com capacidade de produção de 250 mil litros por hora, à área onde será construído um reservatório apoiado de concreto, com capacidade para armazenar dois milhões de litros de água. O objetivo é melhorar o abastecimento na região, que passará a ser feito do reservatório para as redes, por gravidade.
Segundo Valdemar Falconi Filho, chefe da Seção de Operação de Redes, a adutora será construída pelos próprios servidores do Daerp e a expectativa é que os trabalhos estejam concluídos em até 40 dias.
Ele explicou que está prevista a implantação de outras duas adutoras até o final deste ano. Uma com 1.304 metros de extensão, interligando o novo poço do Botafogo, com capacidade de produção de 250 mil litros de água por hora, aos novos reservatórios que serão implantados na Ribeirânia. A segunda será no Jardim Cândido Portinari, interligando o poço ao reservatório, com extensão de 990 metros.
A última adutora, em fase de conclusão, liga o poço Elpídio Gomes, na Vila Tibério, ao reservatório Cel. Quinzinho Junqueira, na área central. Todas as adutoras possuem diâmetro de 250 milímetros e estão sendo implantadas dentro da nova concepção do sistema de abastecimento em Ribeirão Preto, em que a água produzida pelos poços vai direto para os reservatórios e depois é distribuída para as redes que abastecem os imóveis.

Novos reservatórios
As adutoras em implantação no Parque São Sebastião e na Ribeirânia vão interligar os poços aos novos reservatórios que estão sendo construídos na região. O Daerp está investindo R$ 6,1 milhões na construção de cinco reservatórios com capacidade total de armazenamento de 6,8 milhões de litros.
Estão sendo construídos dois reservatórios na Ribeirânia, um apoiado de dois milhões de litros e um elevado de 300 mil litros; dois no Jardim Heitor Rigon, um apoiado com capacidade de dois milhões de litros e um elevado com capacidade de armazenagem de 500 mil litros, e um no Parque São Sebastião, com capacidade de dois milhões de litros.
