Superintendente da autarquia inspecionou ações que estão sendo realizadas para melhorar abastecimento
Fotos: Divulgação

O superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, esteve inspecionando nesta sexta-feira, 13, as obras e ações que estão sendo executadas na região do Ipiranga, que visam resolver problemas de intermitência no abastecimento existentes há décadas em algumas ruas. As equipes estão atuando na região há três semanas e intensificaram as ações nos últimos dias. O abastecimento melhorou em vários pontos do bairro nesta sexta-feira.
Acompanhado do assessor Técnico do Daerp, Cleverson Fernandes Braga, o superintendente visitou dois pontos onde os técnicos estavam trabalhando na manhã de sexta-feira. O primeiro foi na rua Japurá com a rua Matogrosso, onde foi feita a sondagem de um registro. Em seguida, ele esteve na rua General Câmara com a rua Rio Negro, onde as equipes trabalhavam para normalizar o abastecimento em um trecho da rua que estava sem água.
No local, segundo explicou Braga, na quinta-feira foi feita a substituição de um registro de uma rede de 150 milímetros que estava travado, impedindo a passagem da água, o que resolveu o abastecimento em uma parte do bairro. Entretanto, uma parte da rua Rio Negro continuava apresentando problemas no abastecimento. Foi necessário abrir a rede e utilizar equipamento de filmagem para conseguir descobrir o que estava ocorrendo. “Nós encontramos, através da filmagem da rede, um outro registro, a cerca de dois metros de profundidade, que não estava no cadastro e que também está com problema. Além disso, foi detectado que a rede estava interrompida impedindo a água de chegar às casas”, completou Braga.
Foi feita a interligação da rede com a adutora na rua General Câmara e a substituição de dois registros, melhorando o abastecimento no trecho.
O superintendente do Daerp afirmou que o objetivo do trabalho é normalizar o abastecimento em todo o bairro. “Nós estamos atacando um problema enfrentado pelos moradores há décadas e estamos resolvendo”, enfatizou.

Melhora no abastecimento
Os trabalhos executados nas últimas semanas na região começaram a apresentar resultados. Segundo Danilo Fuentes, que possui um estabelecimento na rua General Câmara, o abastecimento melhorou. “Nós sempre enfrentamos problemas de pouca água por aqui, mas depois que trocaram o registro o abastecimento melhorou”, enfatizou.
A dona de casa Maria Virginia Melo, também moradora do Ipiranga, na rua Rio Verde, há mais de 30 anos, explicou que a quantidade de água sempre foi muito pouca, mas melhorou bastante. “Sempre foi um fiozinho, mas agora está boa”, afirmou.
Obras realizadas
Durante estas três semanas foram substituídas seis válvulas de redes que estavam com comporta caída ou travadas, a maioria não estava nos cadastros das redes do Daerp, além de quatro registros que foram localizados (não constavam no cadastro) e foram regulados. Também foram feitas a limpeza e regulagem de dezenas de registros em todo o bairro e a instalação de outras três válvulas para melhorar a pressão nas regiões que apresentavam problemas de intermitência em alguns horários do dia.
Os técnicos estão executando um trabalho detalhado de levantamento de toda a rede, para regulagem adequada dos registros e distribuição mais equilibrada da água em todo o sistema. Foram feitas mudanças, limpeza e troca de válvulas nas saídas dos reservatórios para melhorar a distribuição.
Uma alteração nas bombas da estação elevatória do Matadouro, localizada na rua Luiz Gama, que abastece parte do Ipiranga, permitiu o aumento de 90 mil litros de água por hora para a região. Outra melhora no abastecimento foi a readequação feita na saída do poço do Dutra II, que também garantiu um aumento de 150 mil litros por hora para a região do Ipiranga. A expectativa é que os trabalhos continuem até o final de setembro.
