De Jornada de Patrimônio a oficinas culturais, de espetáculos de teatro e circo a exposições e aulas de artes
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Cultura segue suas atividades em 2019 promovendo formação e difusão cultural através de inúmeras ações espalhadas por toda Ribeirão Preto. Discussões sobre patrimônio, oficinas culturais, exposições, espetáculos gratuitos são algumas das realizações da Cultura e seus parceiros.
Em setembro, dando continuidade às atividades relacionadas a preservação e educação patrimonial, a Secretaria promoveu a 14ª Jornada do Patrimônio Cultural e Encontro da Regional Metropolitana de Ribeirão Preto, com a presença de representantes das 34 cidades da região, no Auditório Meira Júnior, do Theatro Pedro II.
Proporcionou à população, via Circuito Cultural Paulista, acesso a espetáculos gratuitos em parques e praças da cidade, como “Romeu e Julieta para crianças: PiroLizPlin em O Livro Mágico”, no Parque Tom Jobim (setembro); “Van Gogh por Gauguin”, no Teatro Municipal (agosto); “Circense Clássico – Corpo Magico”, no CEU das Artes (junho).
As oficinas culturais acontecem diariamente nos Centros Culturais e Casa da Cultura através do Projeto Angá (artes cênicas, circo, contação de histórias e música) parceria com a Origem Produções; e oficinas de danças urbanas e espetáculo musical em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura, no Centro Cultural Campos Elíseos. Além das parcerias já estabelecidas e continuadas no Centro Cultural Palace com o Projeto Guri, a Academia Livre de Música e Arte (ALMA) e a Origem Produções.
A SMC abriu processos licitatórios para dar continuidade às oficinas da Unidade de Formação Cultural do Centro Cultural Palace e a realização do Projeto de Cultura Inclusiva no município de Ribeirão Preto. Para o Palace, a contratação contempla coordenação pedagógica e oficinas de: teatro comunitário; corpo e movimento; atuação; cenografia; sonorização; linguagens musicais; formação de banda; canto e coral; dublagem; edição; gestão cultural e gestão de projetos; dança contemporânea; dança (variadas linguagens); pintura; escultura; graffiti; luz e sombra; xilogravura; artesanato com material reutilizável e patchwork.
Já o Cultura Inclusiva contempla a contratação de contempla a contratação de psicólogo e oficinas culturais, sendo elas: ballet clássico para deficientes visuais; dança de salão com ênfase para deficientes visuais; musicalização com ênfase para deficientes visuais; teatro com ênfase para deficientes visuais; dança urbana com ênfase para deficientes visuais; dança criativa para cadeirantes; arte educador dança urbana para deficientes auditivos; arte educador dança criativa para cadeirantes.
A Escola de Arte do Bosque “Cândido Portinari”, criada há 60 anos, ministra aulas, para todas as idades, nas modalidades de Pintura em Tela, Desenho, Gravura, Esculturas e Modelagem em Argila (Adulto e Infantil – a partir dos nove anos), História da Arte e Oficina de Arte Infantil.
O Centro Cultural Palace está sediando, desde o começo de setembro, o Seminário Permanente Hannah Arendt, idealizado pelo historiador Renato Oliveira, cujo objetivo é realizar, pesquisar e divulgar a obra da filósofa junto a educadores, comunidade acadêmica e público leigo, através de rodas conversa e seminários realizados pelo historiador e também por especialistas convidados.
O Viagem literária, Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), trouxe para a Biblioteca Municipal “Guilherme de Almeida”, em maio, contação de histórias a Cia. A Hora da História, através da contadora Camila Cassis, trouxe histórias que realmente fizeram as crianças e adultos presentes viajarem em sua interpretação. Em setembro, o bate papo escritor, autor da série de livros Espadachim de Carvão, Affonso Solano.
A Secretaria da Cultura executou e está executando projetos provenientes de emendas parlamentares. O projeto “Ribeirão vai ao cinema”, realizado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto através da Secretaria Municipal da Cultura, de junho a setembro, consistiu na distribuição gratuita de 54.600 ingressos de cinema para a população de Ribeirão Preto. Com grande adesão da população e exibição de lançamentos nacionais como “Kardec” e “Turma da Mônica – Laços”.
O projeto “Cinema e Cidadania: Ciclo de Palestras e Mostra Audiovisual” consiste na realização de 117 palestras, divididas em sete áreas temáticas, utilizando-se de Mostra Audiovisual para discutir Cidadania com a rede municipal de ensino e a Fundação de Educação para o Trabalho (Fundet). Iniciado em agosto, o projeto é fruto do Convênio n° 869111/2018, firmado entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e a Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, Governo Federal.
O Projeto Turbantes, de agosto a dezembro, visa promover e capacitar a abordagem étnica racial nas políticas de gênero em Ribeirão Preto. Fruto do convênio nº 837374/2016 entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Em agosto promoveu o Festival Yabás, com o apoio do CONDEPIR-RP (Conselho Municipal do Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial) e do ROJUNE-RP (Organização do Rolê da Juventude Negra), com apresentações da cantora Ellen Oléria e MC Stefanie.
O Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi” (MARP) sediou, em junho, exposição de fotos de valor genuíno, denominada “Imersões”. A exposição reúne 18 trabalhos do professor aposentado da USP, Ithamar Vugman. O 44° Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo (SARP), tradicional salão deste Museu, realizou-se de 02 de agosto a 20 de setembro.
O aniversário de 163 anos de Ribeirão Preto foi marcado por diversas atividades no Conjunto Cultural Antônio Palocci, no Parque Municipal Morro de São Bento. A Escola de Arte do Bosque lançou exposição de Xilogravuras. As obras são de autoria dos alunos do curso ministrado pelo professor Francisco Alexandre Neto. Artistas e coletivos de Ribeirão Preto, SESC, Secretaria Municipal da Cultura realizaram ações de comemoração que incluíram a criação de um mural no Teatro Municipal por grafiteiros locais e convidados, “Muro tatuado”, além de apresentações que oferecem uma mostra do trabalho artístico da juventude: DJs, danças, batalhas de rima, shows musicais e todos os elementos da cultura hip hop foram representados.
As ações em Bonfim Paulista estão acontecendo mensalmente, iniciadas, em julho, pelo “Praça de Brincar”, uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc Ribeirão Preto, que levou para a Praça Barão do Rio Branco (Centro), atividades recreativas e de lazer, monitoradas por profissionais de diversas linguagens, voltadas para as crianças e seus familiares. Em agosto, recebeu evento de Antigomobilismo. Já em setembro, foi palco do Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. A Escola de Arte do Bosque esteve presente com seus alunos e professores em todos os eventos. Agora, em outubro, receberá a 50ª. Romaria de Nossa Senhora Aparecida.
A Secretaria de Cultura tem ampliado a oferta de oficinas culturais e trouxe de volta vários eventos a Ribeirão Preto. Também vem trabalhando na recuperação dos museus e na reforma de importantes espaços públicos culturais, entre eles o Teatro de Arena.
Exposição de obras restauradas e parcerias para o restauro dos Museus
A Seção de Museus, juntamente com a Coordenadoria de Projetos da Prefeitura, está possibilitando parcerias para restauro
A Secretaria Municipal da Cultura, através do Complexo de Museus, convida para a exposição “Obras restauradas do Projeto Restauração do acervo dos Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto”. A exposição está aberta ao público, gratuitamente, no Ateliê CH Faria, Setor Mogiana, no Ribeirão Shopping, de 23 de setembro a 7 de outubro. Estão expostas 30 obras, datadas de 1912 a 1954, que retratam locais históricos da cidade.
O projeto “Conservação e Restauração do acervo do Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos”, contemplado no edital nº 18/2018 do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, restaurou 86 obras do extenso acervo do Museu Histórico de Ribeirão Preto. Os restauradores da AVD Arte & Restauro fizeram o levantamento e escolha das obras em 2018 e iniciaram suas ações em fevereiro de 2019.
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, celebrou em outubro de 2018 convênio com o Centro Universitário Moura Lacerda para execução de um projeto básico de arquitetura e engenharia para o restauro e revitalização dos Museus do Café e Histórico e de Ordem Geral “Plínio Travassos dos Santos”. Em novembro, ao final do convênio, o projeto básico deve ser entregue para se dar prosseguimento e abertura de processos para contratação de empresa para restauro dos Museus.
A licitação para restauro da Casa do Colono se encerra nesta sexta (27 de setembro). Há, também, um processo de licitação em andamento no valor de um milhão e quinhentos e doze mil, liberado pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), um convênio com a Caixa Econômica Federal, que será utilizado para manutenção do Museu Histórico e reabertura de 4 salas à visitação.
Foi assinada, em setembro, a lei que autoriza a Prefeitura de Ribeirão Preto a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 75 milhões. A Cultura cidade será contemplada com investimentos de R$ 13,45 milhões, que serão utilizados para restauro do Museu do Café, e parcial do Museu Histórico, da Locomotiva da Praça Schmidt e do Palácio do Rio Branco, entre outros equipamentos culturais.
A Secretaria Municipal da Cultura abriu, em setembro, um chamamento de parceria com a iniciativa privada para promover a melhoria da qualidade do atendimento ao munícipe em relação às dependências da nova sede do Museu de Imagem e Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno”, da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O objeto é adequar de imediato os espaços físicos do imóvel sito à rua Cerqueira Cesar, nº 371, imóvel tombado da Casa de Câmara e Cadeia. O projeto de adequação será acompanhado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública, seguindo as diretrizes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac), para resguardar o bem tombado.
Com a concretização dessas ações, a SMC, apoio da iniciativa privada, pretende viabilizar as soluções necessárias para a restauração dos museus e otimização do Arquivo Histórico, dando, também, continuidade ao trabalho de elaboração de políticas públicas para todas as demandas culturais, fomento e difusão.
Espaços culturais passarão por reformas e manutenção
Centros culturais, teatros e Casa da Cultura estão com processos em andamento. O Teatro de Arena, que já possui projeto para restauro, encontra-se com documentação dependendo da aprovação da Caixa para abertura de processo licitatório para contratação de empresa que executará a obra.
O Teatro Municipal, que teve a troca de suas cadeiras efetivada em julho deste ano, está em fase de elaboração de edital para aquisição de cortinas e carpetes. Quanto à manutenção de calhas e adequação elétrica, ambas se encontram em processo de licitação. Já a troca de ares condicionados, som e iluminação, o processo encontra-se em análise de documentação pelo Ministério da Cidadania, já que estas melhorias estão relacionadas às verbas da Funarte.
A Casa da Cultura está com licitações em andamento para a manutenção de seu telhado e melhoria em seus sanitários.
Os Centros Culturais, cinco equipamentos culturais desta Secretaria espalhados pelo município, estão passando por reformas e manutenções periódicas. O Cento Cultural Palace está com projeto para adequação de salas e banheiros em apreciação pelo Conppac. Já o Centro Cultural Campos Elíseos aguarda liberação de dotação do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) para manutenção e adequações acústicas, elétricas, no telhado e pintura.
Além disso, em julho, a prefeitura de Ribeirão Preto se reuniu com o SESC local para agradecer a parceria durante a programação de aniversário da cidade e delinear novas ações em conjunto com a instituição.