O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp lançou o prêmio Tarsila do Amaral. A novidade foi apresentada , durante a primeira reunião das conselheiras do CMEC, realizada na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista.
O regulamento está sendo elaborado e será apresentado na próxima semana. A ideia é criar duas categorias de premiação: um pelo empreendedorismo feminino e o outro para uma empresa que desenvolve ou tem alguma atuação em projetos culturais. Um júri será o responsável por definir as vencedoras. Os prêmios serão anuais e entregues durante o Congresso da Facesp deste ano.
“Estamos extremamente felizes em dar este importante passo em prol do fomento da cultura e do empreendedorismo feminino, afinal, eles estão conectados e quando caminham em conjunto oferecem condições para que ambos se desenvolvam”, afirmou a coordenadora-geral do CMEC, Ana Claudia Badra. “A cultura, quando associada ao empreendedorismo, promove as pessoas e amplia os negócios”, garantiu.
Ana Claudia revelou que a premiação foi definida durante esta semana, após uma reunião com Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral (1886-1973) e quem coordena o rico espólio de obras da artista brasileira.
Além da oportunidade de destacar o trabalho das empreendedoras, Tarsilinha realizará uma palestra durante o Congresso da Facesp, que conta a história desta artista reconhecida internacionalmente. “Não se trata de uma simples palestra, ela apresenta uma verdadeira exposição digital das obras”, revelou a coordenadora do Conselho.
Em julho deste ano, uma exposição de Tarsila do Amaral no Masp (Museu de Arte de São Paulo) contou com mais de 350 mil visitantes.
“Ao promover a Cultura, o CMEC começa a implementar e fomentar a motivação necessária para que nos desenvolvamos enquanto cidadãs e nos inspiramos enquanto empreendedoras. E nada melhor que dar início a esta nova fase com um prêmio que leva o nome de tamanha envergadura como é a Tarsila do Amaral. Uma honra e uma grande responsabilidade”, afirmou Ana Claudia, que já vislumbra a possibilidade de ampliar a premiação não apenas para o Estado de São Paulo, como ocorrerá nesta primeira edição, mas expandir para todo o País.
Conselheiras
A reunião da manhã desta quinta-feira também foi marcada pela posse das conselheiras do CMEC. As 20 Regiões Administrativas (RAs) da Facesp contam com representantes.
Caberá as conselheiras incentivarem a criação de conselhos da mulher nas RAs e nas Associações Comerciais e, ainda, apoiar ações concretas voltadas ao empreendedorismo feminino e à cultura. “Nosso lema será a união. O Conselho vai estar presente em todo o Estado, por meio das conselheiras”, afirmou Fadua Sleiman, vice-coordenadora do Conselho.
A coordenadora de relacionamento do CMEC, Ivani Boscolo, destacou os dois desafios principais a partir de agora: estimular eventos culturais e acolher e arregimentar as mulheres empreendedoras. “Teremos uma troca de experiências constante entre as conselheiras com o objetivo de ampliar e expandir as boas práticas”, afirmou.
O Conselho aproveitou a reunião para declarar e promover a campanha Agosto Lilás, quando ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher são realizadas.
A primeira reunião foi encerrada com a palestra “Venda mais e melhor todos os dias”, ministrada pelo master coach Adam Nöckel.
CONHEÇA O CMEC DA FACESP:
Coordenadora-geral – Ana Claudia Badra
Vice-coordenadora – Fádua Sleiman
Coordenadora de relacionamento – Ivani Boscolo
Coordenadora de projetos – Adriana Potomati
Conselheiras empossadas
RA 1 – São Paulo – Ana Claudia Badra
RA 2 – Metropolitana ABC – Diana Candida de Oliveira
RA 3 – Metropolitana Alto Tietê – Fádua Sleman
RA 4 – Metropolitana Oeste -Telma Nascimento Ambrósio
RA 5 – Litoral – Regina Ponte do Carmo
RA 6 – Vale do Paraíba – Michele Diniz O. Barrionuevo (Caçapava)
RA 7 – Campinas – Adriana Flosi / Rochele Salim (Executiva)
RA 8 – Jundiaí – Leandra Cristina Maia Diniz
RA 9 – Sorocaba -Leila Rove lla S. Barros
RA 10 – Vale do Paranapanema – Bruna Graziela Alves Cleto
RA 11 – Ribeirão Preto – Silvia Helena S. B de Souza
RA 12 – Bauru – Silvia Jacob
RA 13 – Araçatuba – Josiane Mendes (Executiva)
RA 14 – São José do Rio Preto – Luciene Silvestre de Almeida (Executiva)
RA 15 – Marília – Flávia Mascarim
RA 16 – Baixa Mogiana – Paula Zammarian (Executiva)
RA 17 – Presidente Prudente – Maria Eugenia Crivellaro Leandro (Executiva)
RA 18 – São Carlos – Luana Regina (Executiva)
RA 19 – Franca – Lívia Gomes
RA 20 – Alta Noroeste – Márcia Cristina de Souza
Fonte: FACESP