Aparelhos foram instalados no Parque Maurilio Biagi pelo Programa Cidade Acessível
Fotos: Prefeitura/CCS

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou na manhã desta terça-feira, 20 de setembro, uma academia ao ar livre para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Parque Ecológico Maurilio Biagi.
“Incluir e reduzir as desigualdades em todo nosso município é um dos maiores desafios da nossa sociedade. Precisamos oferecer as mesmas oportunidades a todas as pessoas, isso é algo que alimenta e incentiva a jornada”, ressaltou o prefeito Duarte Nogueira.

Os aparelhos foram obtidos por meio do Programa “Cidade Acessível”, coordenado pelas Secretarias de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, que oferta aos municípios equipamentos de acessibilidade voltados à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, com investimentos em diversas áreas, como esporte, lazer, infraestrutura, acessibilidade e educação.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Renata Corrêa uma academia adaptada, três playground adaptados e dois jogos de cadeiras de trilha estão disponíveis no local. “É uma ação de extrema importância, que garante a verdadeira inclusão, utilizando espaços públicos para melhor convivência não só das pessoas com deficiência, mas também de seus familiares”, explicou.

Também estiveram presentes no evento a secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, os secretários municipais de Esporte, André Trindade e da Casa Civil, Ricardo Aguiar, e o vereador Matheus Moreno.

Os acolhidos da residência inclusiva também participaram da solenidade. “Residência Inclusiva é um equipamento da SEMAS, responsável pelo Serviço de Acolhimento Institucional da Proteção Social Especial de Alta Complexidade para Jovens e Adultos com Deficiência em situação de dependência que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar e estejam em situação de violação de direitos”, completou Renata Corrêa.
Outro equipamento da pasta é Centro de Referência Especializado para Pessoa com Deficiência (CREPD), que é um espaço de identificação, inclusão, orientação e encaminhamentos para crianças, jovens e adultos com deficiência.

Entre as ações desenvolvidas pelo CREPD, estão oficinas de dança Inclusiva; encaminhamento (mutirão) de Pessoas com Deficiência ao Polo de Empregabilidade (PEI), visando laudo caracterizador para inclusão no mercado de trabalho; enfrentamento da Violência contra a Mulher com Deficiência ( oficina com roda de conversa ); reunião mensal da rede protetiva da Pessoa com Deficiência; acompanhamentos para os casos do serviço de proteção especial a PCD; grupo de cuidar e ser cuidado; programas como Cartão Eletrônico Especial, van adaptada para cadeirantes, cartão de estacionamento e CIPTEA para PCD.
