Equipe ribeirão-pretana terá a participação de 130 atletas da “melhor idade” que venceram as últimas oito edições dos Jogos Regionais do Idoso
Fotos: Francisco Silva

Com muita animação que a delegação de atletas da terceira idade e comissão técnica de Ribeirão Preto participaram da cerimônia de abertura da 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), realizados Matão/SP, entre os dias 23 e 27 de agosto.
A delegação de Ribeirão Preto, que tem o apoio das Secretarias de Esportes e Assistência Social, é composta por cerca de 130 atletas que irão disputar os Jori com o objetivo de repetir o mesmo feito do ano passado, quando retornaram com a conquista do octacampeonato consecutivo, totalizando 15 títulos de campeão geral da competição.

As delegações das cidades participantes da região fizeram muita festa durante o desfile de abertura, com o juramento dos atletas e o revezamento da tocha olímpica, encerrando com o acendimento da pira olímpica. Logo em seguida, já começaram as competições de coreografia, com a participação das atletas de Ribeirão Preto.

“A gente intende que a importância de um município trabalhar junto as Secretarias. 15 títulos Ribeirão Preto já possui, sendo oito consecutivos e brigando por mais um título”, falou o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar.

A delegação de Ribeirão Preto disputa todas as modalidades, como atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol adaptado e xadrez, sendo coordenados pelos professores Fabiano Lopes, Rodolfo Rita e Renata Valezi, com supervisão do coordenador do PIC, Paulo Picolo.
“É uma emoção estar aqui. A alegria que eles ficam. É um evento muito importante, tanto para o esporte quanto o social, principalmente para os idosos”, disse Guido Desinde Filho, secretário de Assistência Social.

História
O Jori teve início em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso e, em 1995, já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), firmou-se com o objetivo principal de proporcionar aos participantes a socialização e integração, com competições saudáveis entre si e busca de superação, pois, todos os atletas ganham medalha pela atuação na competição.

Para a inclusão no Jori, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade mínima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para as finais do Jori.
Somando as oito Regiões Esportivas do Estado, participaram do Jori 2018 cerca de 14 mil atletas. Incluindo atletas, árbitros, técnicos e equipes de apoio, foram envolvidas no evento mais de 21 mil pessoas.
