Documento emitido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente é reconhecido pela Cetesb
Fotos: Fernando Gonzaga

O Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 21 de agosto, trouxe a publicação da Licença de Regularização de Operação de Atividade do cemitério Bom Pastor. A licença foi emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e é reconhecida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“O cemitério Bom Pastor sempre operou com segurança ambiental. O que fizemos foi documentar que todas as exigências legais já eram atendidas, comprovando que o local é absolutamente seguro, sem qualquer risco de contaminação do solo ou do lençol freático”, explica Arlindo Antônio Sicchieri Filho, diretor do departamento de Serviços e Manutenção de Próprios Públicos.
Fundando em 1974, o cemitério Bom Pastor está localizado no Jardim Zara, na região Leste, e é o mais novo dos três cemitérios públicos municipais de Ribeirão Preto – os outros são o da Saudade e o de Bonfim Paulista. O cemitério possui 14.494 jazigos, onde estão sepultadas 76.546 pessoas (até julho de 2019).

O Bom Pastor é um cemitério parque, com árvores e flores em todo o ambiente, sem poluição visual e propício à contemplação. A inexistência de túmulos (a construção é vedada, assim como qualquer decoração que interfira no paisagismo local), também favorece a aproximação entre as pessoas. A gestão do cemitério Bom Pastor está a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura desde 2018, conforme previsto nas Leis Complementares 2.830 e 2.837 de 2017. O funcionamento é ininterrupto, durante o ano, com horário de atendimento das 7h30 às 17h30 e de sepultamento das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

O cemitério conta com área administrativa, espaço ecumênico e sanitários. São realizados, em média, 200 sepultamentos por mês no local, totalizando cerca de 2.400 por ano.
