Ideia é conscientizar a população que muitas vezes estaciona nas vagas destinadas aos deficientes físicos
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Transerp, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), promoveu na última sexta-feira, dia 23 de agosto, na avenida Nove de Julho, uma ação de conscientização quanto ao respeito às vagas especiais de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência física e idosas.

Ao todo, 12 cadeiras de rodas foram colocadas no estacionamento do canteiro central nos dois sentidos da avenida, no trecho entre as ruas Floriano Peixoto e Marechal Deodoro. Para realizar a ação, o trecho recebeu preservação do estacionamento pela equipe de agentes civis de trânsito.
Nas cadeiras de rodas foram colocados três tipos de mensagens comumente utilizadas como desculpas por motoristas que insistem em estacionar nas vagas prioritárias: “Volto já”, “É rapidinho” e “Só 1 minuto”. Além das mensagens, uma equipe do Siga Consciente, programa educativo da Transerp, e membros da Apae distribuíram folhetos com alertas sobre o respeito às vagas especiais.

O uso de vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idoso sem credencial que comprove tal condição constitui infração de trânsito de natureza gravíssima, apenada com multa e sete pontos na Carteira Nacional Habilitação e sujeita à medida administrativa de remoção do veículo.
