Evento realizado em parceria com a SEDS e DRADS aconteceu na última quarta-feira, 14, e contou com a participação de cidades da região
Foto: Prefeitura/CCS

A Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto (SEMAS) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) e Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) promoveram um encontro presencial para tratar da temática “Proteção Social Básica: Articulação entre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.”
Dentre os diversos temas abordados destacaram-se os impactos da pandemia para a população e para a organização das ofertas da Política de Assistência Social, o papel dos CRAS e sua importância territorial como ator político relacionando às ações que compõem o serviço PAIF como a acolhida, oficinas com famílias, ações comunitárias e acompanhamento familiar, as formas de convivência discriminatórias e violentas no Brasil.
O evento aconteceu na AEAARP – Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, que fica situada na Rua João Penteado, 2237, Jardim Sumaré em Ribeirão Preto e contou com a presença das palestrantes, Tatiane Souza Magalhães, diretora Estadual de Proteção Social Básica de São Paulo; Naiara Carneiro Teixeira e Elaine Silva Moura, agentes públicas da Secretaria de Desenvolvimento Social. Participaram do encontro os gestores, colaboradores e técnicos do Departamento de Proteção Social Básica que atuam no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de Ribeirão Preto e cidades da região.
“No evento foram discutidos os serviços de proteção e atendimento e de convivência e fortalecimento de vínculos com os trabalhadores dos municípios da região, abordando aspectos técnicos e novos que têm aparecido no cotidiano em relação à situação de desproteção social vivenciada pela população especialmente neste período pós-pandemia” enfatiza Elaine Silva Moura, agente pública da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Para Renata Corrêa, secretária da Assistência Social de Ribeirão Preto “é uma grande oportunidade ter a diretora Estadual da Proteção Social Básica do Estado, Tatiane Magalhães e sua equipe, compartilhando as diretrizes da proteção básica nesse período de pós-pandemia. O apoio da DRADS tem sido fundamental nesse processo. Ribeirão Preto tem atuado com vistas ao fortalecimento da Proteção Básica no município por meio do aumento da abrangência territorial de atendimento e o conteúdo que foi trazido, não só para explanação, como também o compartilhamento e escuta dos presentes, foi muito importante. Receber as cidades de Serrana, Sertãozinho, Jaboticabal e Monte Alto fortaleceu ainda mais o evento e toda a região.”, explicou a secretária.