BRASILEIRÃO FEMININO: Ferroviária é campeã, é campeã
Tatiele Silveira foi a primeira mulher treinadora a conquistar o título nacional

(CRÉDITO: RODRIGO CORSI/FPF)
A conquista do título Brasileiro pela Ferroviária foi especial não apenas para o clube, mas também para a treinadora Tatiele Silveira. Se de um lado o clube tornou-se o primeiro a conquistar o bicampeonato da competição, a comandante da equipe é a primeira mulher treinadora a sagrar-se campeã nacional.
“Ainda está caindo a ficha. Tive uma ascensão muito grande na minha carreira, estou muito feliz. Venho do sul do Brasil, onde o futebol feminino ainda precisa se desenvolver e tive oportunidade junto com mulheres muito fortes que me encorajam. Espero continuar encorajando e inspirando outras mulheres e treinadoras a buscarem o seu sonho”, afirmou.
Segundo a treinadora, um dos principais desafios a ser superados na decisão contra o Corinthians foi a parte psicológica da equipe. A confirmação do título veio após um disputado empate sem gols, como visitante, com casa cheia apoiando a equipe adversária.
“Foi uma partida muito difícil, estratégica, em que a cada momento a gente tinha que estar atento aos detalhes. Enfrentamos uma equipe com poder ofensivo muito grande, a gente sabia que teria que saber sofrer. Enfrentamos também uma torcida vibrante, que cantou junto e isso é algo que a gente precisava enfrentar psicologicamente, manter a cabeça fria e seguir o plano estratégico, que era o mais importante”, avaliou.
A treinadora também destacou o papel da goleira Luciana, para além das defesas dentro de campo. Para Tatiele, a arqueira, entre as atletas mais experientes do grupo, foi peça-chave na trajetória campeã. “Ela é uma líder na nossa equipe, tem uma história fantástica e ainda está em alta performance. Eu enalteço as grandes defesas que ela fez, não só na disputa de pênaltis. É uma líder nata, uma liderança técnica e tem um jeito de lidar com as meninas que é fundamental na conquista”, finalizou.