Plataforma teve mais de 23 mil acessos e já são 22 unidades de saúde cadastradas; ampliação está sendo feita gradativamente
Lançado em Ribeirão Preto pelo governador João Doria em 16 de julho deste ano, 5.160 ribeirão-pretanos vinculados às unidades de saúde participantes, já aderiram e baixaram o aplicativo “Hora Marcada” em seus smartphones. O número de unidades de saúde da cidade habilitadas também aumentou, de dez, na primeira etapa de testes, para 22.
O levantamento da Prodesp, empresa de informática do Governo do Estado de São Paulo que criou a tecnologia, e da Secretaria Municipal da Saúde aponta, ainda, que foram feitos 4.850 downloads do app, que já conta nesse período com 23.476 acessos.
Até o momento, foram cerca de 2.426 agendamentos, 583 cancelamentos de consultas e mais 169 reagendamentos.
O aplicativo funciona como uma agenda médica para os pacientes atendidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, e permite cancelar ou reagendar o atendimento e consultar o histórico de agendamentos no celular, oferecendo menos deslocamento e perda de tempo aos usuários.
A secretária municipal da Saúde em exercício, Jane Aparecida Cristina, avalia que a adesão ao “Hora Marcada” é um avanço para a cidade.
“Os usuários da saúde pública de nossa cidade começam a perceber que a plataforma oferece acesso rápido às informações fundamentais, mais eficiência, comodidade e menos perda de tempo, a tendência é sem dúvida a disseminação total do app entre a população que utiliza os serviços do SUS na cidade”, comemora.
O Aplicativo
Com o “Hora Marcada” é possível solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da Unidade Básica de Saúde de referência do munícipe. Para agendamento de especialidades e exames é necessário o encaminhamento médico da UBS.
O aplicativo também pode ser utilizado por mais de uma pessoa, ou seja, crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores, mediante comprovação de responsabilidade e apresentação do cartão SUS em uma UBS de vínculo.
O “Hora Marcada” está disponível gratuitamente na Google Store e, em breve, na Apple Store. Após a instalação, basta preencher informações básicas como número do cartão SUS e CPF. O “passo a passo” pode ser consultado em http://horamarcada.saude.sp.gov.br/, onde há um vídeo tutorial e uma relação de Perguntas Frequentes para orientar a população.
A implantação será expandida gradativamente no município. A previsão é que todas as unidades de saúde estejam cadastradas até setembro.
Unidades cadastradas
1. UBS JOSÉ SAMPAIO
2. UNS VILA TIBERIO
3. UBS JD JOÃO ROSSI
4. UBS V. ABRANCHES
5. UBS SÃO JOSÉ
6. UBS MARIA DAS GRAÇAS
7. UBS ADÃO DO CARMO
8. UBS VILA RECREIO
9. UBS IPIRANGA
10. UBS VILA MARIANA
11. UBS CAMPOS ELÍSEOS
12. UBDS VILA VIRGINIA (ATENÇÃO BÁSICA)
13. UBS P. RIBEIRÃO PRETO
14. UBS SIMIONI
15. UBS JD AEROPORTO
16. UBS DOM MIELLE
17. CSE IPIRANGA
18. UBS JD P. DUTRA
19. UBDS CASTELO BRANCO
20. UBS JD JULIANA
21. UBS SANTA CRUZ
22. UBS BONFIM PAULISTA