Evento organizado pela Assistência Social aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Municipais na tarde desta quarta-feira, 10 de agosto
Foto:Prefeitura/CCS

O Centro de Referência Especializado à Pessoa com Deficiência – CREPD, da Secretaria de Assistência Social, organizou na tarde desta quarta-feira, 10 de agosto, uma palestra com membros da rede protetiva que atuam na secretaria e a profissional Katia Jerônimo, do CAT – Centro de Apoio Técnico à Pessoa com Deficiência, sobre enfrentamento à violência contra a mulher com deficiência.
Na oportunidade também foram realizadas inscrições do curso “O atendimento à Mulher com deficiência, vítima de violência”, oferecido gratuitamente e totalmente on-line pelo programa estadual Todas in-Rede, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Acredito que esses encontros nos capacitam e lançam luzes para desconstruirmos os conceitos culturais e estruturais que reforçam a violência contra a mulher com deficiência”, comenta Laura Cardoso, coordenadora do CREPD.

Renata Corrêa, secretária de Assistência Social, fala dos avanços nas políticas públicas para as mulheres vítimas de violência. “Temos uma rede protetiva integrada, capacitada e extremamente engajada, o que nos proporciona avançar em união e definição de fluxo, nos capacitando para oferecer cada vez mais atendimento, acolhida e proteção a estas mulheres vítimas de violência”, conclui.
A Secretaria de Assistência Social, durante todo o mês, realizará uma programação especial pelo Agosto Lilás em comemoração aos 16 anos da sanção da Lei Maria da Penha.
Confira a programação:
Semana 08/08/2022 a 12/08/2022
Discussão entre técnicos de Referência SCFV, educadores e encarregados: Definir os conceitos, para alinhar os entendimentos: 1) gênero; 2) violência; 3) o que leva à violência de gênero; 4) formas de denúncia e enfrentamento.
8 e 9 de agosto: oficina de elaboração de cartões na Residência Inclusiva;
10 de agosto: 14h30, na sede do Sindicato dos Servidores – NAEM e CREPD; enfrentamento da violência contra a mulher com deficiência – palestrante Katia Jerônimo (do CAT);
Semana 15/08/2022 a 26/08/2022
Criança: Atividades que discutem os temas dos tipos de violência, discussão e reflexão do tema, e após, elaboração do material concreto, através de desenhos, cartazes e materiais expositivos.
Material elaborado pelas crianças será exposto nos núcleos.
Vídeos / filmes sobre o tema;
Adolescentes: fazer dramatização, como vídeos do tiktok;
Idoso: Roda de conversa para reflexão do tema: tipos de violência, números de violência, orientação de canais de denúncia,
17 de agosto: CREAS 3, período da tarde, sessão de filme e roda de conversa com homens e com as mulheres;
19 de agosto: SAICA, sessão de cinema com adolescentes e roda de conversa;
23 de agosto: no período manhã, CENTRO POP, sessão de filme e roda de conversa com homens e mulheres ;
24 de agosto: 14h local NAEI, NAEM e CREPD, roda de conversa com as mães e atividade lúdica com as crianças;
26 de agosto: Casas de Passagem, apresentação de filme e roda de conversa;
Semana 29/08/2022
Histórico da Lei Maria da Penha.
Formas de denúncia, delegacias especializadas em atendimento a mulher.
27 de agosto: SAICA, caça ao tesouro com as crianças (dentro do tema);
29 de agosto: CREAS 1, sessão de filme e roda de conversa com homens e com as mulheres;
31 de agosto: CREAS 2, período da tarde, sessão de filme e roda de conversa com homens e com as mulheres.